Uma exposição que faz parte de um projeto de educação ambiental da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães – no município de Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador, foi produzido por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Entre a premiação, alunos fizeram apresentações musicais e homenagens a pessoas que se dedicam a preservar a natureza.
Um total de 50 fotografias registradas pelos alunos expõe a biodiversidade do Rio Sapato como um dos espaços ambientais de Lauro de Freitas aptos à prática do ecoturismo. Despertar a conscientização social para as belezas naturais do município é um dos objetivos do projeto desenvolvido pelo professor Cláudio Sampaio na Escola Ana Lúcia.
“O trabalho também está relacionado a semana da água, fonte vital para existência de todo ecossistema. É uma forma de alertamos a população para esse olhar de preservação como uma responsabilidade de todos” enfatizou.
Premiação
O registro de uma ave pousada em galhos secos sob um céu azul sagrou Emilly Coelho, 6º ano, ficou como a primeira colocada da exposição. Segunda a aluna, seu olhar foi cativado pelo “contraste de cores e forma”. Caique Barbosa, 9º ano, destacou na sua fotografia a composição de um reflexo no espelho d’água, conquistando o segundo lugar.
Já o verde das folhas e o rosa das flores emoldurando a curva do rio, deram a terceira posição para Laila Santos, 6º ano. Os estudantes ganharam premiação em dinheiro, além de um curso de fotografia para a primeira colocada.