A artista visual Anatê, nome artístico de Ana Teresa Motta, expõe suas obras na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no Espaço Cultural do Saguão Josaphat Marinho, localizado em frente à portaria de acesso. A exposição “Bahia em finas tiras de papel” fica em cartaz na AL-BA até a próxima sexta-feira (6).
Artista autodidata, Anatê relata em sua apresentação que a imersão no mundo das artes visuais veio após passar pela dor de um luto, quando perdeu o esposo. “A arte chegou de mansinho me convidando a sentir a vida por meio da técnica do quilling, filigrana em papel. Por meio de finas tiras de papel colorido, eu vou modelando e criando desenhos a fim de contar a história da minha cidade”, explicou.
Expondo pela primeira vez na AL-BA, Anatê é graduada em Publicidade e em Direito, mas foi na arte que encontrou uma nova forma de viver, superar desafios e expressar seus pensamentos. Suas obras feitas com tiras de papel dão vida a diversos elementos da cultura, da religiosidade e da história da cidade. “No momento, por exemplo, eu trabalho com a Bahia, com Salvador, minha terra natal. Trago muitas coisas da nossa cultura, da nossa espiritualidade, falo do catolicismo com santos, do candomblé com orixás”, detalhou.
A artista Ana Motta também contou como se dá o processo de criação. “Meu trabalho começa com a pesquisa. Escolho um tema, algo que me dê sentido e comunique com as pessoas. Sempre busco algo que fale de histórias que abraçam as pessoas. Então, esse é o caminho que percorro na arte. A arte me convida, todos os dias, a ver a vida. Eu observo muito tudo sobre a cultura, é algo que me toca demais. Principalmente a cultura da nossa cidade. Eu sempre digo que Salvador é uma cidade incrível, feita por pessoas incríveis. Então, eu valorizo muito meu povo, minha cidade, o meu estado e o meu país”, elencou.
Os trabalhos de Ana Motta podem ser encontrados na página da artista no Instagram (@anatearte) e no restaurante Casa de Farinha, no Santo Antônio Além do Carmo, onde as obras integram uma exposição coletiva permanente chamada DegustArt. “É um coletivo de arte formado por artistas que têm técnicas diferentes de artes visuais”, explicou.