O General Tomás Ribeiro Paiva, líder do Exército Brasileiro, anunciou a possibilidade de o Brasil nomear a primeira mulher ao posto de general a partir de 2026. Esta revelação ocorreu em uma entrevista concedida ao Estadão na última semana.
De acordo com o general, as mulheres que se juntaram às Forças Armadas recentemente agora têm a oportunidade de serem promovidas ao escalão de generais, um avanço atribuído ao desenvolvimento e inclusão nas carreiras militares.
Perspectiva de uma General Mulher no Comando do Exército Durante a entrevista, o comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva, discutiu a progressão das mulheres para cargos de liderança no Exército Brasileiro, ressaltando os seguintes pontos:
Ascensão Iminente: Paiva expressou que é bastante provável que o Brasil venha a ter uma general mulher em um futuro próximo. Ele indicou que, a partir de 2026, as mulheres estarão aptas a serem promovidas ao quadro de generais.
Evolução Histórica: O comandante esclareceu que, por terem sido integradas mais tarde nas Forças Armadas, as mulheres estão agora começando a atingir níveis superiores na hierarquia. Ele acredita que elas estão em forte competição e que a primeira general mulher é uma expectativa para breve.
A seguir, a declaração completa do Comandante do Exército, General Tomás:
Indagado sobre quando o Brasil terá uma general mulher, Tomás respondeu:
“Vai ser muito em breve, tá? Eu diria para você que elas estão concorrendo forte. Em 2026, elas estão entrando no quadro de acesso. É porque como a gente começou mais tarde, elas estão chegando um pouquinho mais tarde. É a partir de 2026 elas estão em condições de ascender”.