O SESI Bahia realizou no final do mês de setembro, no 19º Batalhão de Caçadores – Batalhão Pirajá, em Salvador, uma aula inaugural com a turma piloto da EJA Profissionalizante do Exército. O objetivo da parceria é elevar a escolaridade de 120 soldados, que também poderão realizar um dos cursos de Qualificação Profissional do SENAI Bahia.
Para o Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Ribeiro, “esta é uma grande porta que se abre para os nossos jovens soldados. Finalizar a Educação Básica e ter qualificação profissional é entregar à sociedade jovens preparados para o mercado de trabalho”.
Pelo projeto, o SESI oferece aos jovens a oportunidade de finalizar o Ensino Médio e obter a formação em Sistemas de Construção a Seco (Gesso), Mecânico de Sistema de Refrigeração e Climatização Residencial, Eletricista de Automóveis ou Mecânico de Motor a Diesel.
“Esta parceria pode abrir portas para que possamos mudar a realidade educacional de jovens soldados na Bahia. Concluir o alistamento militar obrigatório e, com isso, ter oportunidade de estudar na EJA Profissionalizante é um benefício para toda a sociedade” pontua Gisele Freitas, gerente de Educação de Jovens e Adultos do SESI Bahia.
Estiveram presentes na aula inaugural todos os Comandantes das OMS do Exército de Salvador, o diretor superintendente do SENAI Bahia, Evandro Mazo, Luiz Hermida, presidente do Condefesa da FIEB, e Luciane Santos Abreu, gerente da Escola SESI Retiro.