quinta-feira 16 de janeiro de 2025
Fotos: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Exército presta apoio às vítimas das enchentes em estado no Nordeste
quinta-feira 16 de janeiro de 2025 às 08:13h

Exército presta apoio às vítimas das enchentes em estado no Nordeste

NOTÍCIAS


O Exército Brasileiro está sendo empregado nas ações contra os efeitos das fortes chuvas no Piauí. Tropas do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), coordenadas pelo 1º Grupamento de Engenharia, seguem no apoio à população de Picos. A cidade, localizada a cerca de 300 km da capital, Teresina, é a terceira maior cidade do estado, e foi atingida por grande volume de água em curto espaço de tempo. Na madrugada entre os dias 13 e 14 de janeiro, ocorreu uma precipitação de 135 mm, quantidade superior à média esperada para todo o mês de janeiro, que é de 120 mm de água, causando mortes e destruição.

O 3º BEC desencadeou a Operação Guaribas, empregando meios e pessoal no socorro às vítimas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos. Cerca de 50 militares atuaram no resgate de pessoas ilhadas em meio às enxurradas, especialmente em áreas mais críticas da cidade, como os bairros de Emaús, Canto da Várzea e Ipueiras.

A situação na cidade é crítica. Em alguns locais, moradores precisaram buscar abrigo nos telhados das casas, em razão da rápida subida do nível da inundação. Foi decretado estado de calamidade pública na cidade e o 3º BEC passou a integrar o Comitê de Crise montado para fazer frente aos efeitos dos alagamentos. O esforço em prol da população afetada também conta com o trabalho do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Prefeitura Municipal. O Exército Brasileiro se solidariza com a população local e permanecerá apoiando as ações de mitigação dos efeitos das chuvas enquanto se fizer necessário.

Veja também

Vídeo de Nikolas Ferreira sobre PIX embasou revisão de medida, diz colunista

O vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no qual sugere que o PIX poderá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!