Neste mês de dezembro, a Brigada de Infantaria Pára-quedista celebrou o seu 78º aniversário de criação, em cerimônia que prestou homenagem aos paraquedistas das turmas de 1973 e 1998. Esses militares completaram o Jubileu de Ouro e de Prata, que marcam, respectivamente, 50 e 25 anos de conclusão do Curso Básico Paraquedista. A cerimônia é um culto à mística paraquedista e mantém vivo o espírito de corpo entre os combatentes de diferentes gerações.
Os veteranos usaram mais uma vez as asas de prata, a boina grená e o boot marrom, que simbolizam a atividade paraquedista. Eles retornaram à Brigada com suas famílias e reencontraram os companheiros de turma.
O Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Divisão Adriano Fructuoso da Costa, enfatizou que a solenidade “é um reflexo da dedicação incansável de nossos homens e mulheres, que, ao longo dos anos, se dedicam ao cumprimento da missão aeroterrestre. Devemos olhar para o futuro com determinação e adaptabilidade, mantendo sempre vivo o espírito de lealdade e coragem que caracteriza nossa Tropa”.
O Jubileu foi marcado pela demonstração de salto livre dos Cometas e pela entrega de troféus aeroterrestres a militares que atingiram marcas significativas no paraquedismo militar. Por fim, os jubilandos entraram marchando na Área de Estágios do Centro de Instrução Pára-Quedista General Penha Brasil e tiveram a oportunidade de rememorar momentos do passado ali vividos.
Estiveram presentes na formatura o Antigo Comandante do Exército, General de Exército Júlio Cesar de Arruda; o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda; o Comandante Logístico, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa; o Deputado Federal General de Divisão Eduardo Pazuello; e os Eternos Comandantes da Brigada de Infantaria Pára-quedista, os “Águias Uno”, General de Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, General de Brigada Gilseno Nunes Ribeiro Neto; entre outras autoridades civis e militares e veteranos de todos os tempos.