quinta-feira 28 de novembro de 2024
Foto: CPOR/SP
Home / NOTÍCIAS / Exército Brasileiro realiza encontro nacional que reúne Oficiais da Reserva
quinta-feira 28 de novembro de 2024 às 06:33h

Exército Brasileiro realiza encontro nacional que reúne Oficiais da Reserva

NOTÍCIAS


A Associação Brasileira de Oficiais da Reserva realizou neste mês o XXIV Encontro Nacional de Oficiais da Reserva, a maior reunião de ex-integrantes do Exército de todas as épocas. O encontro promoveu uma série de atividades cívico-militares, com o objetivo de rememorar os feitos de homens e mulheres que serviram ao Exército Brasileiro e que se tornaram eternos membros da família verde-oliva.

Foto: CPOR/SP

As atividades aconteceram no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, com início no dia 16 de novembro, data em que se celebra o Dia do Oficial da Reserva (R/2). A data é comemorada em reconhecimento ao papel vital desses profissionais que, mesmo após o término do serviço ativo, mantêm o compromisso com a Pátria e com os valores cultuados pelas Forças Armadas.

Foto: CPOR/SP

Uma grande formatura no CPOR/SP marcou o Dia do Oficial R/2 e a abertura oficial do XXIV Encontro Nacional de Oficiais da Reserva (ENOREx). A cerimônia teve início com o hasteamento do Pavilhão Nacional. Depois, foi realizada a tradicional Chamada dos Ausentes e a aposição de uma corbélia de flores no monumento Granadeiro, que homenageia os 40 Oficiais da Reserva formados pelo Centro e que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A chamada é o momento em que os nomes destes Febianos são lidos.

Na sequência foram entregues condecorações a pessoas que contribuem com o Exército e com o culto a seus valores. A entrega destas medalhas ocorre tradicionalmente em todo Encontro Nacional de Oficiais da Reserva realizado pelo Conselho Nacional e pelas Associações Regionais de Oficiais da Reserva, como é o caso do ENOREx.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 2ª Divisão de Exército, o General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro. Ele relembrou os feitos e o legado do Tenente Amaro, um dos 40 oficiais do CPOR que combateram na Itália. Ele foi o único que não regressou, havendo morrido em combate.

Foto: CPOR/SP

Durante a formatura, o Comandante do CPOR/CMSP, Coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion, destacou a importância da reserva mobilizável para a Força Terrestre e agradeceu a presença dos tenentes R/2. “Gratidão ao Senhor dos Exércitos por permitir essa reunião de todos aqueles que comungam dos mesmos valores que os nossos, honrando, no dia de hoje, a tradição do Centro Solar dos Andradas”, afirmou.

O Coronel Carrion destacou, ainda, a presença dos Tenentes da Reserva Boa Nova e Jardim, respectivamente, das turmas de 1953 e 1958, os mais antigos presentes na formatura. O Tenente Jardim é presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo.

A formatura reuniu autoridades como o Deputado Federal Celso Ubirajara Russomano; o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Marco Antônio Ismael Trovão de Oliveira; o Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão João Felipe Dias Alves; o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, General de Brigada Alexandre Gueiros Teixeira; o Comandante do CPOR/RJ, Tenente-Coronel Ícaro Pereira Machado; e os Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo e eternos Alunos do CPOR/SP, Dr José Damião Pinheiro Machado Cogan, Dr Christiano Jorge Santos e Dr Fernando Figueiredo Bartoletti.

Também estavam presentes os Inspetores Wilson Dantas de Almeida e José Antônio de Oliveira, da Guarda Civil Metropolitana, e os Senhores Alexander Dannias e Douglas Ramos, presidentes-executivo da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva e da Sociedade Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, respectivamente.

Galeria de Diamante

Neste ano foi celebrado o Jubileu de Diamante da Turma de 1964 – Benjamin Constant, o Jubileu de Ouro da Turma de 1974 – General Dale Coutinho, e o Jubileu de Prata da Turma 1999 – Emílio Garrastazu Medici. Na ocasião, os egressos da Escola de Líderes puderam rememorar, com a inauguração de placas comemorativas, o período de formação militar no estabelecimento de ensino criado há 94 anos.
A novidade de 2024 foi a inauguração da Galeria de Diamante. A partir deste ano, as Turmas que completarem 60 anos de formação também serão homenageadas com as placas.

Dia do Oficial da Reserva (R/2)

O Dia do Oficial R/2 foi criado em homenagem ao Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador e primeiro comandante do Órgão de Formação de Oficiais da Reserva do Brasil, no Rio de Janeiro, em 22 de abril de 1927.

Desde a sua criação, já foram formados mais de 20.000 Aspirantes no CPOR/SP, e muitos se tornaram ministros, generais, empresários, magistrados, promotores, advogados, políticos, médicos, engenheiros, policiais, entre outros.

Os oficiais R/2 (Reserva de 2ª Classe) do Exército Brasileiro são militares que, após completarem seu serviço ativo, passam para a reserva e podem ser convocados em situações excepcionais.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham sem direção única com Seul em alta leve após alívio inesperado dos juros

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quinta-feira (28) com o índice Kospi, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!