Uma cerimônia solene e repleta de emoção marcou a homenagem ao ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Sr. Ademar de Azevedo Mancebo, que completou 100 anos no último dia 15 de fevereiro. O evento foi realizado na 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) – 9ª Bia AAAe (Es), uma das 11 organizações militares subordinadas ao Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada – GUEs/9ªBda Inf Mtz, no dia 18 de fevereiro, em Macaé/RJ. O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do GUEs/9ªBda Inf Mtz, Coronel Macedo, do Comandante da 9ª Bia AAAe (Es), Capitão Trentini, além de autoridades locais e familiares do Sr. Ademar.

O Sr. Ademar foi voluntário da pátria na luta contra o fascismo, atuando como Cabo do 13º Grupo Ferroviário de Artilharia de Costa. Durante a cerimônia, seus familiares destacaram a importância de manter viva a memória da FEB: “Sr. Ademar é a prova de que nós não precisamos perder a vida para entrar na história. Consideramos ele uma lenda para Macaé e para o nosso país”, afirmou Orlando Pereira – genro do Sr. Ademar.
Em sua homenagem, foi executado o Toque de Presença de Ex-Combatente, sendo prestada a continência ao Sr. Ademar, além do hasteamento da Bandeira Nacional e o desfile em continência da tropa. Aos 100 anos, Sr. Ademar de Azevedo Mancebo segue como um símbolo de coragem e patriotismo, carregando consigo a memória viva de um dos momentos mais marcantes da história do Brasil.
A FEB teve um papel fundamental na luta contra as forças do Eixo, durante a 2ª Guerra Mundial, deixando um legado de bravura e patriotismo. O Brasil enviou cerca de 25 mil soldados a guerra, brasileiros que lutaram na campanha da Itália entre 1944 e 1945. Passados 80 anos de sua criação, os soldados da Força Expedicionária Brasileira são nossos heróis e serão sempre lembrados!