O Comando Militar do Sudeste (CMSE) realizou, na manhã d última terça-feira (17), a cerimônia de passagem de comando no Quartel-General, localizado em São Paulo. O evento formalizou a transferência do cargo de Comandante do General de Exército Guido Amin Naves para o General de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, com a presença de autoridades militares e civis.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e acompanhada por representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dentre eles o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos e o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Fernando Antônio Torres Garcia.
Em um primeiro ato, a foto do General Amin foi descerrada na Galeria de Comandantes, com a finalidade de preservar parte da história e das tradições militares. Além de perpetuar, em uma justa homenagem, a figura daqueles que tudo deram de si para bem cumprir a missão de comandar. A presença dos antigos Comandantes na solenidade, os Generais de Exército Francisco Roberto de Albuquerque, João Carlos Vilela Morgero, João Camilo Pires de Campos e Marcos Antonio Amaro dos Santos, serve de exemplo de inspiração para o CMSE.
Durante a cerimônia, o General Amin despediu-se da tropa e da sociedade paulista e o Comandante do Exército leu a referência elogiosa consignada ao comandanrte sucedido. Ao final, a tropa, composta por cerca de 1000 militares, desfilou em continência ao novo Comandante Militar do Sudeste.
O General Amin exercerá, a partir do próximo ano, o cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar, aprovado em arguição pelo Senado Federal e indicação do Presidente de República.
O General Montenegro, com vasta experiência operacional e administrativa, comandou a 2ª Região Militar e a 2ª Divisão de Exército, ambas subordinadas ao Comando Militar do Sudeste. Ademais, esteve à frente da Brigada de Infantaria Pára-quedista, no Rio de Janeiro, e da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Goiás, além de ocupar cargos estratégicos em Brasília. Clique aqui e leia o currículo completo.
O Comando Militar do Sudeste segue em permanente estado de prontidão, no desenvolvimento de missões estratégicas e no fortalecimento das relações institucionais com a sociedade.