domingo 15 de dezembro de 2024
Foto: Cb Vieira (6ª Bda Inf Bld)
Home / NOTÍCIAS / Exército brasileiro avalia nova viatura blindada de combate
domingo 15 de dezembro de 2024 às 09:24h

Exército brasileiro avalia nova viatura blindada de combate

NOTÍCIAS


O Exército Brasileiro realizou mais uma etapa de avaliação técnica operacional do Centauro II BR, Viatura Blindada de Combate de Cavalaria sobre Rodas 8 x 8. A ação conjunta de responsabilidade do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e do Centro de Instrução de Blindados (CIBld) ocorreu entre os dias 2 e 13 de dezembro no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), em Rosário do Sul. Na oportunidade, foi realizado o tiro de avaliação do carro de combate, que integra a fase de testes operacionais da viatura. Antes disso, os militares passaram por capacitação técnica e por familiarização com o Centauro II, nas instalações do CIBld, em Santa Maria (RS). Ao todo, o cronograma teve 10 semanas de duração.

Foto: Cb Vieira (6ª Bda Inf Bld)

O Comandante do Centro de Instrução de Blindados, Coronel de Cavalaria Alexandre Checheliski, explica que o objetivo da atividade foi de verificar aspectos como empregabilidade do veículo diante dos desafios do terreno e da realidade da tropa.

“Para que os militares do Centro de Instrução de Blindados pudessem fazer essa avaliação operacional, foi necessária uma capacitação que durou quatro semanas, para aprender como pilotar a viatura, como atirar e como operar de forma segura. Depois disso, passamos três semanas acertando procedimentos da guarnição importantes para avaliação operacional. Agora, esta última etapa analisa o comportamento da viatura no contexto tático nos desafios que o Exército espera enfrentar a partir das suas capacidades”, destacou o Comandante.

Foto: Cb Vieira (6ª Bda Inf Bld)

As viaturas Centauro II BR são equipadas com tecnologia de ponta e contam com um canhão estabilizado de 120 mm. Na ocasião, foram realizados disparos em situações distintas, com alvos em diferentes distâncias, estáticos e em movimento.

O gerente do Programa Estratégico Forças Blindadas, do Escritório de Projetos do Exército, Coronel de Cavalaria Marco Antônio de Lima, também avaliou alguns aspectos importantes do carro de combate.

“Essa é uma viatura que nos aproxima dos carros de combate de mais alta tecnologia existentes no mundo, com um canhão com maior poder de fogo, com grande precisão, uma viatura com autonomia de aproximadamente 800 quilômetros e que entrega algumas características técnicas que agregam muito poder de combate à Cavalaria Mecanizada e complementa a melhoria das nossas capacidades militares”, avalia o Coronel.

Foto: Cb Vieira (6ª Bda Inf Bld)

Essas características fazem do blindado um recurso valioso para as tropas mecanizadas da Força Terrestre, o que elevará a capacidade de dissuasão do Exército Brasileiro e contribuirá para a proteção da integridade territorial do país.

Programa Estratégico Forças Blindadas

A aquisição da Viatura Blindada de Cavalaria 8×8 Centauro II BR foi iniciada no ano de 2021. Este projeto faz parte do Programa Estratégico Forças Blindadas, um dos programas que compõem o Portfólio Estratégico, sob a responsabilidade do Escritório de Projetos do Exército (EPEx).

Foto: Cb Vieira (6ª Bda Inf Bld)

A atividade no Saicã integra a finalização do plano de testes e avaliação dessa viatura. Ela visa certificar as condições para prosseguir, a partir de 2025, com o restante da aquisição junto à fabricante. O projeto está dimensionado para cerca de 15 anos de entregas, totalizando 98 unidades em lotes anuais a partir de 2026.

Após o término da avaliação, a aquisição das viaturas representará um avanço estratégico para o Brasil, reforçando seu compromisso com a modernização e a eficiência das Forças Armadas, além de assegurar que o país continue a ser um ator relevante no cenário de defesa internacional.

Veja também

Com investimentos iniciais de R$ 15 bilhões, Sabesp deixará São Paulo em obras

O primeiro ciclo de investimentos da Sabesp pós-privatização deve deixar parte da região metropolitana de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!