Integrantes da executiva do Cidadania se rebelaram contra o presidente do partido, Roberto Freire, e querem brecar a federação com o Podemos, diz Mariana Carneiro, da coluna Estadão.
O partido já é hoje federado ao PSDB e negociava engrossar a sociedade com o Podemos.
Contra a vontade de Freire, integrantes da executiva convocaram nesta quinta (6) uma reunião para o próximo sábado (15). A expectativa é que nessa reunião o grupo oficialize a negativa à federação. Freire tentava adiar o encontro.
Membros da executiva consideram que a anexação de mais uma legenda enfraqueceria ainda mais o poder de decisão do Cidadania sobre candidaturas ao Executivo – o partido já é o elo mais fraco na associação com o PSDB.
Na semana passada, houve uma reunião de Freire com presidentes de diretórios estaduais e a federação com o Podemos foi rechaçada por 11 dos 16 líderes regionais.
A decisão final caberá ao diretório nacional. Freire acusa os colegas da executiva de causar divisões internas. “Isso é uma atitude desagregadora. Não existe proposta de federação ainda. Não há o que ser decidido e a bancada de deputados não foi avisada”, diz.