O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Plínio Carneiro Filho, apresentou, na sessão da última quarta-feira (4), um voto de congratulações pelo aniversário do ex-conselheiro e ex-presidente do TCM, Joselito Falcão de Amorim, que completou ontem 100 anos de vida – e comemorou a data com uma festa, reunindo a família, em sua residência, em Feira de Santana.
O conselheiro Plínio Carneiro Filho, ao apresentar a moção em nome dos conselheiros, procuradores, auditores e demais servidores da Corte de Contas, lembrou que Joselito Falcão foi o primeiro presidente do Tribunal de Contas dos Municípios – criado a princípio com a denominação de Conselho de Contas dos Municípios.
Joselito começou a vida profissional como professor de Matemática no colégio em que cursou o ginásio, em Feira de Santana, e se dedicou ao magistério até 1971, quando foi nomeado pelo então governador, Luiz Viana Filho, conselheiro no recém-criado Conselho de Contas dos Municípios.
Foi eleito vereador em Feira de Santana pela primeira vez em 1955, e renovou o mandato até assumir, por exercer a presidência da Câmara Municipal, o cargo de prefeito com a cassação, em 1964, do então prefeito Francisco Pinto.
Já no governo de Luiz Viana Filho dirigiu a Companhia de Habitação e Urbanização da Bahia até a criação, em 1971, do Conselho de Contas dos Municípios e da sua nomeação para o cargo de conselheiro. Como primeiro presidente, eleito por seus pares, trabalhou para consolidar o novo órgão de controle externo, que ficou responsável pelo exame das contas municipais. E que no ano de 1985 passou a ser denominado Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.
“Quero aqui renovar os votos de congratulações e enviar nossos cumprimentos pelo centenário de vida a Joselito Falcão de Amorim e aos seus familiares”, afirmou o presidente Plínio Carneiro Filho.