sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Ex-ministros do Governo Bolsonaro são punidos por Comissão de Ética
quinta-feira 13 de abril de 2023 às 09:22h

Ex-ministros do Governo Bolsonaro são punidos por Comissão de Ética

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A Comissão de Ética Pública puniu o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub por manifestações públicas antiéticas contra a imagem da Universidades Federais. Em 2019, o ex-ministro deu uma entrevista afirmando sem provas que as universidades plantavam maconha e usavam laboratórios para produzir drogas sintéticas, informa o blog de Andréia Sadi.

O ex-ministro já foi condenado na Justiça Federal de Minais Gerais a pagar uma indenização de R$ 40 mil pela mesma declaração. O processo tramitava desde 2019 na Comissão.

O deputado federal e ex-secretário Mário Frias também foi censurado por violar normas éticas em publicações feitas em redes sociais. Mário Frias fez um comentário racista sobre o historiador e ativista negro Jones Manoel, dizendo que ele “precisa de um bom banho”, em 2021.

O post foi depois apagado pelo Twitter por violação de regras.

A Comissão também instaurou um processo disciplinar contra o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado por suposta declaração de caráter antiético. O grupo vai analisar se o ex-ministro feriu o Código de Ética da Presidência da República ao sugerir que o presidente Lula precisa de dose de cachaça para conversar com o povo.

A Comissão de Ética Pública foi criada em 1999 para administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal. As sanções aplicadas pela comissão criam uma espécie de “ficha suja” sobre comportamento ético e podem prejudicar promoções dos funcionários do Governo.

O blog de Andréia Sadi informa que tenta contato com os envolvidos.

Veja também

Governo Trump assina memorando para expulsar imigrantes dos EUA

O governo de Donald Trump está dando aos funcionários do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!