sexta-feira 7 de fevereiro de 2025
Foto: Reprodução/Twitter
Home / NOTÍCIAS / Ex-ministro Weintraub é reeleito como diretor-executivo do Banco Mundial
sábado 31 de outubro de 2020 às 10:25h

Ex-ministro Weintraub é reeleito como diretor-executivo do Banco Mundial

NOTÍCIAS


O Banco Mundial anunciou que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi reeleito para o cargo de diretor-executivo do conselho da instituição. O mandato de dois anos começa no domingo (1º/11).

A informação foi confirmada pelo próprio banco em comunicado.

“O Banco Mundial confirma que o Sr. Abraham Weintraub foi reeleito pelo grupo de países (conhecido como constituency) representando Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago para ser Diretor-Executivo no Conselho do Banco. O Sr. Weintraub cumprirá um mandato de dois anos, com início em 1º de novembro de 2020”, afirmou o banco em comunicado.

Segundo o Banco Mundial, o ex-ministro foi eleito como representante de Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

“Diretores-executivos não são funcionários do Banco Mundial. Eles são nomeados ou eleitos pelos representantes dos nossos acionistas”, acrescentou o banco.

Weintraub ocupava a diretoria-executiva do banco como substituto. Ele assumiu uma espécie de “mandato-tampão” que termina neste sábado (31), depois de sair do país usando passaporte diplomático. Com isso, driblou a o impedimento imposto pelos Estados Unidos à entrada de cidadãos brasileiros durante a pandemia do coronavírus.

Alvo de dois inquéritos, um que apura declarações racistas contra chineses e outro sobre ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Weintraub deixou o MEC em junho e acabou indicado pelo governo Bolsonaro para uma vaga fora do país.

Weintraub tinha direito ao passaporte diplomático enquanto ocupava o cargo de ministro. Porém ele pediu para ser exonerado do cargo em junho, um dia antes de pousar nos EUA. O uso desse tipo de passaporte confere benefícios e deve estar restrito àqueles que exercem função de representação do Brasil no exterior.

Veja também

Minivan de luxo da BYD está perto de estrear no Brasil

Depois de entrar no mercado de SUVs, sedãs, compactos e até picapes, a BYD se prepara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!