O diplomata e ex-ministro de Relações Exteriores iranianao Mohammad Javad Zarif afirmou nesta segunda-feira (20), que os EUA são responsáveis pela morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, em acidente de helicóptero na tarde deste último domingo (19).
“Uma das causas deste incidente doloroso são os Estados Unidos, que ao sancionar a venda da indústria da aviação ao Irã, causaram o martírio do presidente e dos seus companheiros. O crime dos EUA ficará registado nas mentes do povo iraniano e na história”, disse Zarif.
O diplomata apresentou condolências pela morte de Ebrahim Raisi, do Ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian, do Governador da Província do Leste do Azarbaijão, Malek Rahmati, e de Mehdi Mousavi, chefe da equipe de guarda-costas de Raisi.
“A nação iraniana enfrentou grandes acontecimentos nestes 45 anos e, de acordo com o Líder Supremo da Revolução Islâmica, superará este trágico acontecimento, disse Zarif.
Segundo ele, “a guerra de agressão do ditador iraquiano Saddam Hussein contra o Irã, o martírio de 72 companheiros do Imam Khomeini, o martírio do popular presidente Mohammad-Ali Rajaee e as cruéis sanções contra o Irã fizeram parte das difíceis condições que a República Islâmica superou com sucesso”, acrescentou ele.
“Com solidariedade e unidade nacional, o povo mostrou que está vigilante e manifestando apoio uns aos outros em situações difíceis para um amanhã melhor”, observou.