Diversas personalidades e instituições foram condecoradas, neste último sábado (1º), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), com a Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, a mais alta honraria do Estado. O título é uma homenagem à atuação destacada em prol da garantia das liberdades públicas, e faz parte das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, que transcorre neste domingo (2).
A cerimônia foi realizada no Palácio da Aclamação, em Salvador, e chamou a atenção por reunir diversos ex-governadores da Bahia, a exemplo de João Durval Carneiro, César Borges, Paulo Souto e Jaques Wagner. Margareth Menezes e Otto Alencar também foram agraciados com a homenagem, assim como as instituições Obras Sociais Irmã Dulce e Liga Bahiana Contra o Câncer.
“Este ano, estamos fazendo um conjunto de atividades para que não esqueçamos daqueles que construíram a independência, a autonomia, a soberania do Brasil. E uma delas é medalhar as pessoas que têm histórico de fortalecimento da história da independência do Brasil na Bahia. Temos uma história de resistência e ela não pode ser apagada”, destacou Jerônimo.