Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump, se entregou às autoridades federais dos Estados Unidos nesta segunda-feira (1°) para cumprir uma pena de quatro meses de prisão por desafiar uma intimação do Congresso.
Bannon se apresentou a uma prisão federal em Danbury, Connecticut, sendo levado sob custódia pouco após as 12h, horário do leste dos EUA.
Ele chegou ao local em uma van preta, após fazer uma declaração em um púlpito do lado de fora da unidade correcional, onde afirmou estar “orgulhoso” de ir para a prisão. “É hora de eu me render em Danbury”, ressaltou.
Bannon é o segundo ex-assessor de Trump a ser preso por desacato a uma intimação do Congresso, seguindo Peter Navarro, que começou a cumprir uma pena de quatro meses no início deste ano.
Ambos foram condenados por não cumprirem as intimações emitidas pelo agora extinto Comitê Seleto da Câmara que investigou o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Na sexta-feira (28), a Suprema Corte negou um recurso de Bannon para evitar sua prisão enquanto ele contesta sua condenação perante o tribunal federal de apelações em Washington, DC.
Bannon afirmou que não desrespeitou o comitê da Câmara, mas que estava seguindo o conselho de seus advogados para não responder à intimação até que os legisladores decidissem sobre as alegações de Trump sobre privilégio executivo no caso.
Os tribunais não permitiram que ele usasse esse argumento perante o júri que decidiu seu caso.
Bannon continua sendo um aliado fervoroso de Trump e um defensor vocal da candidatura do republicano à reeleição presidencial.