domingo 22 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / Ex-deputado Dr. Heraldo Rocha pode disputar as eleições 2020
quinta-feira 7 de março de 2019 às 13:24h

Ex-deputado Dr. Heraldo Rocha pode disputar as eleições 2020

POLÍTICA


O ex-deputado estadual por cinco mandatos consecutivos e atual presidente do DEM em Salvador, o médico Dr. Heraldo Rocha (DEM) afirmou está disposto a trocar seu domicilio eleitoral para o município de Macarani no sul da Bahia. Ele que sempre foi bem votado na cidade do interior está avaliando a possibilidade de ser candidato a prefeito em 2020.

“Tenho sido procurado por amigos de Macarani e os relatos são que a gestão municipal está sendo uma calamidade. Abandonaram a cidade em todas as áreas, deixaram a nossa cidade ficar triste. Estou muito preocupado com Macarani, por isso vou transferir meu titulo para lá, não sei se serei candidato a prefeito, mas precisamos organizar a oposição”, declarou o veterano político Heraldo Rocha.

 Município de Macarani

Localizado na mesorregião do Centro-Sul Baiano e na Microrregião de Itapetinga a cerca de 600 km da capital baiana, Macari tem segundo última estimativa populacional do IBGE quase 20 mil habitantes.

O nome Macarani significa Gruta dos Índios. Segundo a história a região era habitada primariamente pelos índios antropófagos, os caranis, do grupo dos Botocudos. A história do município se relaciona à do município de Vitória da Conquista, de onde foi emancipado o Município de Encruzilhada, em 1 de janeiro de 1922, Macarani era distrito de Encruzilhada, desmembrando-se deste em 1944. Antes deste mesmo ano, devido ao poder político, Macarani chegou a ser sede deste município. O primeiro interventor, assim que emancipado, foi João Saliba, que tomou posse em 3 de abril de 1944 até 1945, sendo substituído por Athanásio da Silva Neto, que governou até 1950.

Muita gente contribui para a fundação do município, entre essas pessoas, pode-se destacar: Joviniano Neres, Antônio Caires Pinheiro de Carvalho e Damásio Ferreira, que juntos fundaram o Arraial de Macarani e oficializaram a escritura do terreno em maio de 1992 na cidade de Itambé, que naquela época era conhecida também como Verruga. Essas personalidades são consideradas como os pioneiros quando da criação do município de Macarani, além do seu fundador, Joaquim Dagno. A primeira casa foi edificada no atual largo São Pedro.

A economia do município é baseada na agropecuária, representada pela criação de gado de corte e leiteiro, que foi alavancada pelo investimento do Banco do Brasil no final da década de 1970, até então, a maioria da população era empregada pela prefeitura. Por algum tempo, permaneceu na cidade uma fábrica da Nestlé (período não informado), mas foi desativada. Em outra época (não informada), foi instalada uma fábrica de calçados da Azaleia, que fechou no final de 2012, porém, em 2015, se instalou na cidade, no mesmo local onde funcionou a Azaleia, a fábrica de calçados Bárbara Krás, a terceira a ser instalada no Estado.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!