O ex-deputado federal Alexandre Frota (PDT) lança neste próximo domingo (30) sua pré-candidatura a vereador de Cotia (SP).
O que aconteceu
Com o anúncio, Frota entra na disputa pela Câmara Municipal apoiado pelo ministro Carlos Lupi. O chefe do Ministério da Previdência Social é presidente nacional do PDT. “O Frota é uma prova cabal de que o ser humano pode evoluir. Ele também já admitiu que errou ao apoiar o Bolsonaro em 2018. É um sinal de muita humildade ele querer começar como vereador em Cotia”, afirmou Lupi ao UOL.
Pré-candidato do PDT à prefeitura de Cotia diz que convite foi feito porque Frota mora na região. “Ele tem uma luta importante na questão da [rodovia] Raposo Tavares, que é travada. A população sofre muito. O Frota vem desempenhando esse papel de luta pela Raposo desde que foi deputado federal”, afirmou Welington Formiga (PDT).
Segundo Formiga, Frota foi convidado para se candidatar a vereador pelo PDT por meio de Ciro Gomes. O ex-presidenciável está fora da política desde 2022, quando terminou a disputa presidencial em quarto lugar, com 3,04% dos votos válidos. Frota também diz que tem o apoio de Ciro. O UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa do pedetista, mas não obteve retorno. O texto será atualizado em caso de manifestação.
Frota apoiou Bolsonaro nas eleições de 2018
À época, ele estava filiado ao PSL, mas foi expulso do partido em agosto de 2019. Frota se filiou ao PSDB três dias após deixar o antigo partido de Bolsonaro. Antes de chegar ao PDT, porém, ele também passou por Pros e Solidariedade.
Frota tentou se eleger deputado estadual em 2022, mas não conseguiu. Ele terminou a eleição com 24.224 votos, quantidade insuficiente para conseguir um mandato.