Em entrevista à CNN nesta última terça-feira (12), John Bolton, conselheiro de segurança nacional dos EUA em parte da gestão Donald Trump e embaixador na ONU no governo George W. Bush, disse já ter planejado golpes de Estado em outras nações.
Bolton estava sendo entrevistado pelo âncora Jake Tapper sobre os trabalhos da comissão da Câmara que apura o ataque de apoiadores de Trump ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.
O ex-conselheiro sugeriu que o ex-presidente não seria competente o bastante para levar a cabo um golpe de Estado e acrescentou: “Como alguém que já ajudou a planejar golpes de Estado —não aqui, mas, você sabe, em outros lugares—, isso é algo que dá muito trabalho.”
Pressionado pelo âncora para dizer a que golpes se referia, Bolton respondeu que não entraria nas “especificidades”. Tapper então o questionou sobre a Venezuela, e o ex-conselheiro afirmou: “Não foi bem-sucedido. Não que tivéssemos muito a ver com isso, mas eu vi o trabalho que deu para a oposição tentar tirar do poder um presidente eleito de maneira ilegal [Nicolás Maduro] e falhar”.
“Parece que há outras coisas que você não está me contando”, disse o jornalista da CNN. “Com certeza há”, retrucou Bolton.