domingo 17 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Arena 4g
Home / Mundo / MUNDO / Ex-braço político do IRA, Sinn Fein comemora sua primeira vitória eleitoral na Irlanda do Norte
sábado 7 de maio de 2022 às 15:37h

Ex-braço político do IRA, Sinn Fein comemora sua primeira vitória eleitoral na Irlanda do Norte

MUNDO, NOTÍCIAS


O Sinn Fein, ex-braço político do IRA, comemorou sua primeira vitória eleitoral na história da Irlanda do Norte como um “momento decisivo” para a região britânica, e pediu um debate sobre a criação de uma Irlanda unida.

De acordo com AFP, Sinn Fein recebeu 29% dos votos de primeira preferência, contra 21,3% do Partido Unionista Democrata (DUP), pró-Reino Unido, segundo os resultados oficiais. Embora a contagem final de assentos não tenha sido declarada, os analistas dizem que ninguém conseguirá alcançar o Sinn Fein.

“Hoje representa um momento muito significativo de mudança. É um momento decisivo em nossa política e para nosso povo”, afirmou a líder do partido na região, Michelle O’Neill.

Ela disse que agora deve haver um “debate honesto” sobre o objetivo do partido de unificar o território com a República da Irlanda.

Questionada por um jornalista se espera se tornar a primeira primeira-ministra nacionalista irlandesa da região, ela disse: “O povo falou”.

A vitória do Sinn Fein não mudará o status da região porque o referendo exigido para deixar o Reino Unido precisa ser convocado a critério do governo britânico, e provavelmente está a anos de distância.

Mas as implicações simbólicas da preeminência nacionalista irlandesa são enormes, encerrando um século de domínio de partidos pró-Reino Unido, apoiados predominantemente pela população protestante da região.

A eleição acompanha tendências demográficas que há muito tempo indicam que partidos protestantes pró-britânicos seriam eclipsados pelos partidos predominantemente nacionalistas e irlandeses-católicos que favorecem unir o norte com a República da Irlanda.

Embora o maior partido tenha o direito de apresentar um candidato a primeiro-ministro do governo em que o compartilhamento de poder é compulsório, discordâncias com o DUP significam que uma indicação está a meses de distância.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!