quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Reuters
Home / DESTAQUE / Evo Morales decide convocar novas eleições na Bolívia
domingo 10 de novembro de 2019 às 08:58h

Evo Morales decide convocar novas eleições na Bolívia

DESTAQUE, MUNDO, POLÍTICA


)presidente Evo Morales disse neste domingo (10) que decidiu convocar novas eleições na Bolívia. O anúncio foi feito depois que a Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmar que houve irregularidades no pleito realizado no dia 20 de outubro.

Na ocasião, Evo foi eleito em primeiro turno, e recomendou que uma nova votação seja feita. A OEA publicou um relatório preliminar sobre o pleito, vencido por Morales – ele teve 47,07% dos votos, e Carlos Mesa, o segundo colocado, 36,51%. Como é uma diferença de mais de 10 pontos percentuais, o atual presidente foi reeleito em primeiro turno.

Em seu comunicado, a OEA diz: “A equipe de auditores não pôde validar o resultado da presente eleição, e recomenda um outro processo eleitoral. Qualquer futuro processo deverá contar com novas autoridades eleitorais para poder levar a cabo eleições confiáveis”, segundo reportagem do G1. Evo decidiu ainda renovar os membros do Tribunal Superior Eleitoral.

No dia 30 de outubro, 10 dias após as eleições e nove dias de protestos em todo o país, com dois mortos e cerca de 160 feridos, o governo da Bolívia e a OEA fecharam um acordo para a realização da auditoria da votação.

A oposição, liderada pelo candidato Carlos Mesa, principal opositor de Evo Morales nas eleições, disse não reconhecer a medida, e afirma que os termos foram definidos unilateralmente, sem a presença de representantes da oposição e da sociedade civil.

“A auditoria acordada entre a OEA e o candidato do MAS não consultou o país nem nossas condições, principalmente as de ignorar os resultados dos cálculos feitos pelo TSE [Tribunal Supremo Eleitoral] e a participação necessária de representantes da sociedade civil no processo. Não aceitamos a auditoria nos termos atuais, acordados unilateralmente”, diz o comunicado do partido Comunidade Cristã, divulgado na ocasião.

Veja também

Brasil será homenageado em feira do turismo na Espanha, diz ministro Celso Sabino

O Brasil será o país homenageado na edição do próximo ano da Fitur (Feira Internacional …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!