segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Antonio Queirós / CMS
Home / NOTÍCIAS / Eventos do Mês da Consciência Negra são discutidos na CMS
quarta-feira 16 de outubro de 2019 às 10:56h

Eventos do Mês da Consciência Negra são discutidos na CMS

NOTÍCIAS


Atividades relacionadas ao Mês da Consciência Negra na Câmara Municipal de Salvador foram discutidas por representantes do Coletivo Nacional de Organização Negra (Connegro) e o 1º vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Kiki Bispo (PTB), em reunião no Salão Nobre, na tarde de segunda-feira (14).

A entidade pediu apoio para a realização de sessão especial no Plenário Cosme de Farias e para a promoção de outros debates no Centro de Cultura com o tema “Essa cidade é nossa”.

No dia 18 de novembro serão iniciadas as atividades com o lançamento do projeto, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães. No dia 19, acontecerá o manifesto “Essa cidade é nossa”. Em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será realizado o 1º Congresso do MDB Afro.

As propostas de debate na Câmara sobre o tema racial no Mês da Consciência Negra foram vistas como “importantíssimas” pelo vereador Kiki Bispo, que ainda sugeriu que o Connegro utilize a Tribuna Popular da Casa Legislativa para dar início às discussões.

“Quebrar barreiras”

Representando a Câmara, o legislador colocou o mandato à disposição do coletivo para promover o debate sobre o tema racial. “Ainda precisamos quebrar muitas barreiras impostas pelo preconceito. Numa cidade com mais de 82% da população negra, temos muito o que avançar em relação ocupação de espaços e empoderamento. Vamos levantar o tema de forma transparente, apartidária, e mostrar que não estamos pedindo favor a ninguém e lutando para que as políticas públicas continuem a ser implementadas para reparar as desigualdades históricas”, declarou.

Para o presidente do Connegro, Nestor Neto, a intenção é envolver a comunidade negra da primeira capital do país. “Nós estamos aqui porque acreditamos que esses espaços são nossos. A escolha do nome do vereador Kiki Bispo para representar esse projeto não foi aleatória. É um mandato de um negro, comprometido com as causas populares. Estamos propondo para a cidade essa agenda para que os negros de Salvador se sintam representados e capacitados para discutir as nossas principais pautas”, afirmou.

Veja também

PF cumpre mandato de prisão na prefeitura de Lauro de Freitas por desvios de recursos

Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensão, contra supostos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!