Vinte e oito operadores estrangeiros posicionados em suas mesas, recebendo a cada cinco minutos cronometrados um diferente representante de destinos, setor hoteleiro ou agências de receptivos brasileiras. Com foco em geração de novos negócios, a Embratur realizou na manhã desta terça-feira (26), no Rio de Janeiro (RJ), a primeira edição do ‘Especialistas em Brasil’, novo programa que tem como foco ampliar a conexão entre as empresas de turismo brasileiras e estrangeiras, para aumentar a comercialização no exterior de pacotes de viagem com destino ao Brasil.
O Sebrae é parceiro da Embratur neste programa que, além de encontros de relacionamento, também realiza famtours, com experiências de turismo sustentável e regenerativo, treinamentos virtuais e presenciais. Os operadores que participam das atividades recebem certificados de “Especialista em Brasil”, acessando a um relacionamento dedicado da equipe da Embratur.
Os 28 operadores dos Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia e México que participaram desta edição foram divididos em três grupos e tiveram a experiência de conhecer, em uma famtour de 5 dias, as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Todos foram para o Rio nesta terça, onde puderam se reunir com 38 representantes do trade turístico nacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, falou sobre a importância da iniciativa, retomada após um hiato de mais de uma década. “Esse modelo de evento, com famtours seguidas de uma grande rodada de negociação, não é realizado há 14 anos. Retomamos por entender que aumenta a geração de negócios, o que significa mais turistas vindo para o Brasil. Trouxemos, por exemplo, operadores de afroturismo dos EUA, e eles aqui puderam conhecer nossa cultura e história afrobrasileiras, e já voltam para casa com acordos comerciais com agências especializadas em receber o turista interessado nessa experiência”, afirmou.
As famtours têm como objetivo oferecer condições para que representantes de empresas estrangeiras que comercializam pacotes com destino ao Brasil vivenciem as experiências como turistas. Na rodada de negócios, o diálogo com os representantes de empresas brasileiras especializadas no receptivo desses turistas permite, além da geração de novos acordos comerciais, a adequação dos produtos ao perfil do consumidor.
Parceiro da Embratur em todo o programa, o Sebrae foi representado no evento pela coordenadora de Turismo no Rio de Janeiro, Marisa Cardoso. “O turismo vai muito além da viagem dos sonhos. Ele é um gerador de emprego e renda, movimenta a economia local. O Sebrae prepara os pequenos negócios da cadeia para inovar em produtos de qualidade, em experiências memoráveis, e essa parceria com a Embratur é fundamental pra que eles ganhem escala em novos mercados”, afirmou ela.
Aprovado
O novo ‘Especialistas em Brasil’ foi aprovado por gestores públicos e privados. “Eventos dessa natureza contribuem muito para a promoção do Rio e do país, é uma forma de aproximar mais o agente de viagem dos operadores. Cumprimento o presidente Freixo pela iniciativa de retomar esse tipo de evento fundamental”, destaca Nilo Sérgio, subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.
“Eu acho extremamente importante a retomada desse evento. As operadoras internacionais conhecendo o destino é muito mais fácil de vender do que olhando o site. No passado, fizemos muito desse tipo de encontro, que infelizmente com o tempo foi deixado de lado. Vejo com muita positividade a volta desse formato”, destacou Francisco Avas, ex-diretor de Marketing da Embratur e empresário de agência de turismo que atua no receptivo de estrangeiros.
Os operadores estrangeiros também aprovaram o formato do evento. “Foi minha primeira vez no Brasil, e estou apaixonada por tudo que pudemos fazer na Bahia de afroturismo. Sabemos que o Brasil é a segunda maior população negra do mundo, mas muita gente não sabe disso”, afirmou Martinique Lewis, da ABV Travel Greenbook App, dos Estados Unidos.
“Estamos felizes em poder trazer mais viajantes negros para cá. Trabalhadores negros na América gastam 129 bilhões de dólares por ano em turismo. O Brasil deve fazer parte disso, para que possamos conhecer pessoas que se parecem conosco, que cozinham a mesma comida que nós, que falam e dançam como nós. A cultura é o coração do Brasil”, completou Martinique.
Já Maria Josefina Ortiz Lopez, da Link Overseas Travel, do México, conheceu São Paulo com um olhar diferente. “Nossas expectativas eram baixas porque pensávamos em São Paulo apenas como uma cidade de negócios, mas na verdade tivemos uma surpresa incrível em ver uma cidade verde, limpa, tão amável, com museus, parques, com muita gastronomia, e merece ficar três a quatro dias para conhecer essa experiência linda”, disse.
O que mais encantou Nicole Louise Mifsud, da Latin Routes, do Reino Unido, foram “as pessoas”. Ela conheceu o Rio de Janeiro e falou sobre o roteiro que pretende comercializar para o turista inglês. “O Pão de Açúcar é muito incrível, mas também toda a programação cultural; conhecer o samba e as pessoas do Rio. As pessoas são incríveis, fomos muito bem recebidos. É muito bom conhecer uma atmosfera incrível”, destacou.
Participam do evento a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, a coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Agência, Carina Camara, a diretora executiva do Visit Rio, Roberta Werner, e a diretora de Marketing da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Fabiana Misse.