A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sediou, na última segunda-feira (4), a Primeira Formação de Mulheres com Deficiência em Direitos Humanos, promovida pela Associação Baiana para Cultura e Inclusão (Abaci). O encontro contou com apoio logístico da deputada Fabíola Mansur (PSB) e teve como objetivo “o empoderamento feminismo”, segundo explicou a coordenadora do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas ou com Baixa Visão, Cristina Gonçalves.
Segundo ela, as mulheres com este tipo de deficiência “nunca foram vistas” pelos movimentos sociais, mas, agora, “queremos nosso lugar”. Cristina Gonçalves foi uma das palestrantes do período da manhã, ao lado de Priscila Menezes, com o tema “A Importância da Mulher na Política”.
À tarde, palestraram no evento Naira Rodrigues, da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência; Lizane Marques, consultora técnica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Rosane Lago, da Frente Nacional da Mulher com Deficiência, que falou sobre a Importância da Mulher com Deficiência nos Movimentos Sociais.
O encontro contou também com apoio também da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Secretaria Nacional de Políticas para Pessoas com Deficiência.