Partes de objeto do tamanho de uma SUV descartado pela Estação Espacial Internacional poderão cair no oeste do país. Governo monitora trajetória, mas diz que riscos são mínimos. A Alemanha monitora a trajetória de um objeto lançado há quase três anos pela Estação Espacial Internacional (ISS) que, segundo cálculos da agência espacial alemã, poderá cair nesta sexta-feira (8) no estado da Renânia Palatinado, no oeste, ou em outras regiões do país.
Trata-se de um pacote de baterias que foi descartado pela ISS em 21 de março de 2021. O objeto, do tamanho de um automóvel SUV, pesa 2,6 toneladas.
Segundo o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), os cálculos mais recentes demonstram que o pacote poderá entrar na atmosfera sobre a América do Norte, embora isso ainda possa mudar. O objeto entrará em combustão à medida em que se aproximar da superfície terrestre.
Objeto “monitorado de perto”
Análises iniciais sugerem que partes do pacote poderão resistir aos impactos da reentrada na atmosfera e atingir a superfície. Mas, segundo o DLR isso representa um risco “estatisticamente improvável” para o país. Além disso, há uma probabilidade significativa de que o pacote de baterias possa cair no oceano.
O Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK) da Alemanha afirmou que o objeto “é monitorado de perto”, e que medidas de crise estão já preparadas caso os destroços caiam em solo alemão.
O Escritório Federal de Proteção Civil e Assistência a Desastres (BBK) enviou mensagens de texto aos aplicativos de alerta nesta quinta-feira afirmando que há um baixo risco de os destroços caírem na Alemanha, mas disse que os usuários serão informados se houver mudanças na situação.