domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: DW
Home / NOTÍCIAS / Europa em alerta por queda de destroços da ISS
sexta-feira 8 de março de 2024 às 09:43h

Europa em alerta por queda de destroços da ISS

NOTÍCIAS


Partes de objeto do tamanho de uma SUV descartado pela Estação Espacial Internacional poderão cair no oeste do país. Governo monitora trajetória, mas diz que riscos são mínimos. A Alemanha monitora a trajetória de um objeto lançado há quase três anos pela Estação Espacial Internacional (ISS) que, segundo cálculos da agência espacial alemã, poderá cair nesta sexta-feira (8) no estado da Renânia Palatinado, no oeste, ou em outras regiões do país.

Trata-se de um pacote de baterias que foi descartado pela ISS em 21 de março de 2021. O objeto, do tamanho de um automóvel SUV, pesa 2,6 toneladas.

Segundo o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), os cálculos mais recentes demonstram que o pacote poderá entrar na atmosfera sobre a América do Norte, embora isso ainda possa mudar. O objeto entrará em combustão à medida em que se aproximar da superfície terrestre.

Objeto “monitorado de perto”

Análises iniciais sugerem que partes do pacote poderão resistir aos impactos da reentrada na atmosfera e atingir a superfície. Mas, segundo o DLR isso representa um risco “estatisticamente improvável” para o país. Além disso, há uma probabilidade significativa de que o pacote de baterias possa cair no oceano.

O Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK) da Alemanha afirmou que o objeto “é monitorado de perto”, e que medidas de crise estão já preparadas caso os destroços caiam em solo alemão.

O Escritório Federal de Proteção Civil e Assistência a Desastres (BBK) enviou mensagens de texto aos aplicativos de alerta nesta quinta-feira afirmando que há um baixo risco de os destroços caírem na Alemanha, mas disse que os usuários serão informados se houver mudanças na situação.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!