A Comissão Eleitoral da eleição da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a Gestão 2021‐2024 publicou resolução que declara eleita a Chapa “Movimento CNM Independente”. A eleição foi realizada e, eleita nesta última quinta-feira (11). O documento também traz anexos com a Proclamação do Resultado, a Nominata da Chapa Movimento CNM Independente e o Relatório das Eleições.
A chapa recebeu 1.961 votos favoráveis (98,6%) e 28 brancos ou nulos (1,4%), totalizando 1.989 votantes. Os números também foram apresentados em reunião virtual na noite desta quinta-feira, 11 de março, pela empresa responsável pelo processo eletrônico com a participação da Comissão Eleitoral, de membros do Conselho Político, da chapa eleita e de colaboradores da CNM.
O ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) Eures Ribeiro vai representar o Nordeste pela Confederação dos Municípios da Bahia (CNM). Ribeiro, que era vice-presidente da CNM, foi escolhido para compor a nova diretoria da entidade. O novo presidente da entidade nacional municipalista é o ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS) e presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski. Ele vai governar de 2021 a 2024.
Ele foi declarado vencedor do pleito a partir da única candidatura inscrita nas eleições, chapa 1 – Movimento CNM Independente. No pleito eletrônico, a chapa recebeu 1.961 votos dos 1.989 gestores municipais de todo o país que participaram da votação. O resultado foi divulgado pela empresa responsável pelo processo eletrônico em reunião virtual com a participação da Comissão Eleitoral, de membros do Conselho Político, da chapa eleita e de colaboradores da CNM.
Para Eures Ribeiro, o novo presidente Paulo Ziulkoski é a maior liderança municipalista da história do país. Junto com Ziulkoski, ele pretende trabalhar para fortalecer a luta dos municípios. “Cada prefeito tem uma força, tem um representante no Congresso Nacional e, juntos, vamos buscar que eles priorizem nossas pautas urgentes, como um novo pacto federativo mais justo, o aumento do 1% do FPM, um solução para o INSS. Demandas que são de todos os prefeitos do Brasil e, em especial, dos Municípios do Nordeste que precisam ser ouvidas”, disse.
Nova diretoria
A chapa eleita tem como presidente o presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski. O primeiro escalão será formada pelos seguintes integrantes:
1 vice-presidente: Julvan Lacerda – ex-prefeito de Moema (MG) e presidente da AMM-MG;
2 vice-presidente: Luiz Sorvos – prefeito de Nova Olímpia (PR);
3 vice-presidente: Rosiana Beltrão – prefeita de Feliz Deserto (AL);
4 vice-presidente: Haroldo Naves – prefeito de Campos Verdes (GO) e presidente da FGM; e
5 vice-presidente: Jair Souto Prefeito de Manaquiri (AM) e presidente da AMM;
O 1º, 2º e 3º secretários serão, respectivamente, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota; o prefeito de Santana do Seridó (RN) e ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Hudson Pereira de Brito; e o prefeito de Pedras de Fogo (PB) e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Manoel Alves da Silva Júnior.
A tesouraria da próxima gestão CNM será exercida por três líderes municipalistas. Do primeiro para o terceiro, são eles: o prefeito de Santarém (PA) e ex-presidente da Federação da Associação de Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar da Silva; o prefeito de Igarapé Grande (MA) e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Furtado Luna Xavier; e o prefeito de Chorozinho (CE) e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Francisco de Castro Menezes. Confira os demais integrantes da diretoria.