O presidente da UPB, Eures Ribeiro, elogiou a aprovação do Senado para o projeto que suspende as parcelas de empréstimo consignado durante quatro meses. Segundo o gestor, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa, o Projeto de Lei 1.328/2020 de autoria do senador Otto Alencar, vai reforçar o orçamento das famílias afetadas pela pandemia do coronavírus.
“Os senadores foram sensíveis a esse momento em que passam os brasileiros. Nos municípios será importantíssimo esse recurso porque muitos aposentados, servidores públicos e pensionistas tiveram um filho, um companheiro ou alguém próximo que ficou desempregado, teve o salário reduzido ou um pequeno negócio afetado por essa crise e, agora, poderá contar com esse reforço na renda familiar”, destacou Eures Ribeiro.
O projeto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados. Se for sancionada a suspensão, servidores, aposentados e pensionistas não ficarão inadimplentes e o pagamento dessas quatro parcelas serão cobradas ao final do contrato, sem juros extras.
O senador Otto Alencar, autor da proposta, reforçou que “esse é um projeto de alto alcance social porque os aposentados e pensionistas estão recebendo de volta em suas casas os filhos e netos que perderam emprego e as dificuldades são muito grandes”. A proposta alcança, além de quem recebe benefícios previdenciários, servidores, empregados públicos e trabalhadores do setor privado, ativos e inativos que tenham optado por essa modalidade de empréstimo.