Um senador democrata foi reeleito no Arizona, informou a mídia norte-americana nesta última sexta-feira (11), colocando o partido do presidente Joe Biden a apenas uma cadeira de manter a maioria no Senado.
O ex-astronauta Mark Kelly derrotou seu oponente republicano Blake Masters neste estado do sudoeste do país, garantiram três canais de televisão. Sua vitória eleva o número de senadores democratas para 49. Ainda faltam duas vagas: em Nevada, onde a contagem continua, e na Geórgia, onde um segundo turno está previsto para 6 de dezembro.
Se os dois partidos terminarem com 50 cadeiras cada e, portanto, mantiverem o status quo, os democratas manterão o controle do Senado graças ao voto da vice-presidente Kamala Harris.
Blake Masters, o candidato derrotado no Arizona, ainda não reconheceu seu revés. Na noite de sexta-feira, o ex-presidente Donald Trump escreveu em suas redes sociais que algumas máquinas eleitorais falharam no Arizona, e que o resultado foi “um golpe e fraude eleitoral”. “Novas eleições!”, ele pediu.
“Onda republicana”
A “onda republicana” tão esperada por seus partidários não aconteceu nas eleições de meio de mandato, e, mesmo que os resultados finais ainda não sejam conhecidos, os democratas parecem ter conseguido limitar os danos.
Dias após a votação realizada na terça-feira (8), o controle do Congresso americano permanece incerto. Os republicanos pareciam a caminho de conquistar a maioria na Câmara dos Deputados, mas ainda faltavam sete cadeiras.