Os Estados Unidos registraram um novo recorde no número de pessoas que atravessaram a fronteira norte-americana em 2022. Dados do CBP (sigla em inglês para Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA), divulgados na 6ª feira (21.out.2022), mostram que 2,76 milhões de pessoas chegaram no país.
O número referente ao ano fiscal de 2022 foi registrado de 1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022. São 810 mil a mais –aumento de 41,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando 1,95 milhão atravessaram a fronteira dos EUA. Eis a íntegra (622 KB, em inglês).
Segundo a alfândega norte-americana, a alta foi impulsionada por um influxo de pessoas vindas de Venezuela, Cuba e Nicarágua por causa das crises econômicas e humanitárias enfrentadas nos países.
A contagem também deu um resultado alto porque muitas pessoas que tentam cruzar a fronteira são enviados para o México e, depois, tentam cruzar de novo. Dessa forma, elas são contabilizadas novamente.
O CBP afirma que tem trabalhado com o governo mexicano para “reduzir a migração irregular e criar um processo mais justo, ordenado e seguro para as pessoas que estão fugindo” de crises.
“Quando há uma maneira legal e ordenada de entrar no país, os indivíduos têm menos probabilidade de colocar suas vidas nas mãos de contrabandistas e de tentar cruzar a fronteira ilegalmente”, disse em comunicado.
O governo do presidente Joe Biden tenta construir uma política de fronteira. Em 13 de outubro, o Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou, por exemplo, novas medidas para conter a chegada de imigrantes venezuelanos ilegais.
Serão instalados novos postos de controle de migração na fronteira com o México e mais policiais serão realocados para o local.