sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/AFP
Home / NOTÍCIAS / EUA reafirmam que governo de Maduro é “ilegítimo”
quinta-feira 5 de janeiro de 2023 às 18:55h

EUA reafirmam que governo de Maduro é “ilegítimo”

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, declarou na 3ª feira (3.jan.2023) que os Estados Unidos seguem considerando o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, como “ilegítimo”. A fala se deu dias depois da oposição no país sul-americano deixar de reconhecer Juan Guaidó como presidente interino. As informações são de Monique Del Rosso, do Poder360.

“O padrão de repressão política e abusos cometidos contra os direitos humanos pelo regime de Maduro, assim como as severas restrições políticas a atores da sociedade civil e à liberdade de expressão, furtaram do povo venezuelano o direito democrático à autodeterminação”, disse. Eis a íntegra do comunicado (203 KB).

Price destacou a importância de eleições “limpas e livres” no país em 2024. Disse que Washington continua reconhecendo somente a Assembleia Nacional eleita em 2015, “como última instituição democrática restante na Venezuela”.

No domingo (1º.jan), Maduro disse que o país “está pronto” para um processo de normalização das relações diplomáticas com o governo de Joe Biden e com os próximos que vierem.

Os Estados Unidos impuseram sanções contra Caracas, mas aliviaram visando uma aproximação com Maduro. A flexibilização foi motivada pela preocupação com os impactos da guerra na Ucrânia no setor do petróleo.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!