O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, anunciou na terça-feira (20) o lançamento da Operação Guardião da Prosperidade para garantir a segurança do tráfego marítimo no Mar Vermelho após recentes ataques das milícias Houthi iemenitas.
A operação contará com a participação de países como Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Holanda, Noruega, Seychelles e Espanha. O objetivo é “enfrentar os desafios à segurança no sul do Mar Vermelho e no Golfo de Aden com o objetivo de garantir a liberdade de navegação para todos os países e promover a segurança e a prosperidade regionais”, disse Austin.
Os ataques dos Houthis, apoiados pelo Irã, têm sido uma preocupação crescente para os países ocidentais. Na semana passada, os rebeldes assumiram a responsabilidade por um ataque contra dois navios “ligados” a Israel que navegavam perto do estreito de Bab al Mandeb, que liga o Mar Vermelho ao Golfo de Aden.
Propaganda
Os navios, um carregado de petróleo e outro de contêineres, não sofreram danos graves e não houve feridos. No entanto, o ataque levou a uma suspensão das operações de transporte marítimo na região.
Austin disse que a Operação Guardião da Prosperidade é uma resposta aos ataques dos Houthis e que tem o objetivo de “garantir a liberdade de navegação e a segurança de todos os navios que transitam pelo Mar Vermelho”.