Os Estados Unidos acusaram a China na terça-feira (26) de “provocações” crescentes contra países que também disputam o Mar do Sul da China e disseram que seu “comportamento agressivo e irresponsável” significa que é apenas uma questão de tempo até um grande incidente ou acidente.
Jung Pak, vice-secretária assistente para o Leste Asiático no Departamento de Estado, disse a um instituto dos EUA que havia “uma tendência clara e ascendente de provocações da China contra requerentes do Mar do Sul da China e outros Estados que operam legalmente na região”.
Ela afirmou ao Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais que aeronaves chinesas se envolveram cada vez mais em interceptações inseguras de aeronaves australianas no espaço aéreo internacional acima do Mar do Sul da China e em três incidentes separados nos últimos meses que desafiaram as atividades de pesquisa marinha e exploração de energia dentro da área econômica exclusiva das Filipinas.
Falando mais tarde no mesmo evento, Ely Ratner, secretário assistente de defesa para Assuntos de Segurança do Indo-Pacífico, disse que houve “dezenas” de incidentes no primeiro semestre do ano envolvendo militares chineses no Mar do Sul da China, um aumento acentuado nos últimos cinco anos.
“Pequim está testando sistematicamente os limites de nossa determinação coletiva”, disse Ratner.
“Na minha opinião, esse comportamento agressivo e irresponsável representa uma das ameaças mais significativas à paz e à estabilidade na região hoje, inclusive no Mar do Sul da China. E se as Forças Armadas chinesas continuarem com esse padrão de comportamento, é apenas uma questão de tempo antes que haja um grande incidente ou acidente na região”, disse ele.