quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/ Amber Searls-USA TODAY Sports
Home / Mundo / MUNDO / EUA: Casa Branca afirma que Guarda Nacional está a caminho do Congresso para conter invasão de apoiadores de Trump
quarta-feira 6 de janeiro de 2021 às 17:55h

EUA: Casa Branca afirma que Guarda Nacional está a caminho do Congresso para conter invasão de apoiadores de Trump

MUNDO, NOTÍCIAS


A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, informou que a Guarda Nacional está a caminho do Capitólio dos Estados Unidos para conter a manifestação de apoiadores do presidente Donald Trump que invadiram a Casa. O edifício entrou em lockdown para proteger os parlamentares e os manifestantes entraram em confronto com a polícia do local.

capitolio invadido

O jornal New York Times publicou que um explosivo foi encontrado na sede do partido republicano. Houve a confirmação de uma pessoa baleada.

A sessão que confirmaria a eleição de Joe Biden no Congresso foi interrompida após um protesto de milhares de apoiadores de Trump que se recusam a aceitar o resultado do pleito presidencial. A polícia foi agredida e os manifestantes chegaram a invadir o edifício. A certificação do presidente eleito não deve ser retomada, pois os parlamentares já estão deixando o local.

O presidente Trump afirma, sem provas, que foi o vencedor da eleição presidencial, e incita seus apoiadores a contestarem a sessão no Congresso como uma última tentativa de impedir a confirmação de vitória de Joe Biden. A reunião de hoje encerraria oficialmente o processo eleitoral e não há registros na história do país de bloqueio de um nome escolhido pelo Colégio Eleitoral, onde Biden venceu por 306 votos a 232.

A polícia do Capitólio ordenou a evacuação de dois departamentos do edifício, e a sessão do Senado foi interrompida. As portas do local estão fechadas e as forças policiais afirmaram que não há autorização para nenhuma entrada ou saída do complexo do local.

Alguns manifestantes chagaram a quebrar uma janela do edifício, e a polícia utilizou gás lacrimogêneo contra os apoiadores do presidente. Houve a confirmação de uma pessoa baleada dentro do Congresso, que já está recebendo atendimento médico.

O prefeito de Washington anunciou um toque de recolher às 18h do horário local (20h no horário de Brasília).

A reunião de hoje encerraria oficialmente o processo eleitoral e não há registros de bloqueio de um nome escolhido pelo Colégio Eleitoral, onde Biden venceu por 306 votos a 232.

Mais cedo, Trump pressionou o vice-presidente Mike Pence a não certificar a vitória do democrata no Senado. “Os estados querem corrigir seus votos, que agora sabem que foram baseados em irregularidades e fraudes, além de que processos corruptos nunca receberam aprovação legislativa”, disse ele em seu perfil no Twitter, sem apresentar provas.

Apesar disso, Pence afirmou que não impediria a vitória de Biden na Casa, prometendo que iria defender a Constituição. Em resposta, Trump afirmou que o vice “não teve a coragem de fazer o que deveria ser feito”.

Senadores e deputados estão presos no prédio após invasão do Congresso dos EUA

Veja também

Fusão Gol/Azul é ‘mal necessário’ em mercado já com pouca competição, dizem especialistas

O cenário da aviação civil no Brasil torna particularmente complexa uma aprovação regulatória da união …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!