A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, informou que a Guarda Nacional está a caminho do Capitólio dos Estados Unidos para conter a manifestação de apoiadores do presidente Donald Trump que invadiram a Casa. O edifício entrou em lockdown para proteger os parlamentares e os manifestantes entraram em confronto com a polícia do local.
O jornal New York Times publicou que um explosivo foi encontrado na sede do partido republicano. Houve a confirmação de uma pessoa baleada.
Shocking scenes in D.C. show Trump supporters smashing windows and breaking inside the Capitol building, which is on lockdown. The Mayor has announced an emergency curfew. pic.twitter.com/LIc2qMIlqp
— Andy Ngô (@MrAndyNgo) January 6, 2021
A sessão que confirmaria a eleição de Joe Biden no Congresso foi interrompida após um protesto de milhares de apoiadores de Trump que se recusam a aceitar o resultado do pleito presidencial. A polícia foi agredida e os manifestantes chegaram a invadir o edifício. A certificação do presidente eleito não deve ser retomada, pois os parlamentares já estão deixando o local.
A @Rkrahenbuhl acaba de mostrar os deputados americanos sendo evacuados do Capitólio dos Estados Unidos. Baita furo! pic.twitter.com/Bd5xSenTTX
— Eleições EUA (@EleicoesEUA) January 6, 2021
O presidente Trump afirma, sem provas, que foi o vencedor da eleição presidencial, e incita seus apoiadores a contestarem a sessão no Congresso como uma última tentativa de impedir a confirmação de vitória de Joe Biden. A reunião de hoje encerraria oficialmente o processo eleitoral e não há registros na história do país de bloqueio de um nome escolhido pelo Colégio Eleitoral, onde Biden venceu por 306 votos a 232.
A polícia do Capitólio ordenou a evacuação de dois departamentos do edifício, e a sessão do Senado foi interrompida. As portas do local estão fechadas e as forças policiais afirmaram que não há autorização para nenhuma entrada ou saída do complexo do local.
Alguns manifestantes chagaram a quebrar uma janela do edifício, e a polícia utilizou gás lacrimogêneo contra os apoiadores do presidente. Houve a confirmação de uma pessoa baleada dentro do Congresso, que já está recebendo atendimento médico.
O prefeito de Washington anunciou um toque de recolher às 18h do horário local (20h no horário de Brasília).
A reunião de hoje encerraria oficialmente o processo eleitoral e não há registros de bloqueio de um nome escolhido pelo Colégio Eleitoral, onde Biden venceu por 306 votos a 232.
Mais cedo, Trump pressionou o vice-presidente Mike Pence a não certificar a vitória do democrata no Senado. “Os estados querem corrigir seus votos, que agora sabem que foram baseados em irregularidades e fraudes, além de que processos corruptos nunca receberam aprovação legislativa”, disse ele em seu perfil no Twitter, sem apresentar provas.
Apesar disso, Pence afirmou que não impediria a vitória de Biden na Casa, prometendo que iria defender a Constituição. Em resposta, Trump afirmou que o vice “não teve a coragem de fazer o que deveria ser feito”.
Senadores e deputados estão presos no prédio após invasão do Congresso dos EUA