sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/AFP
Home / Mundo / MUNDO / EUA afirma que plano de parceria econômica com Brasil avança
sexta-feira 10 de abril de 2020 às 17:53h

EUA afirma que plano de parceria econômica com Brasil avança

MUNDO, POLÍTICA


Os Estados Unidos e o Brasil estão avançando no plano de parceria econômica acordado pelos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro, informou nesta sexta-feira (10) o escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) Robert Lighthizer, após uma conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.

Lighthizer conversou na quinta-feira com Araújo e outras autoridades brasileiras na sequência da reunião entre Trump e Bolsonaro no mês passado, na Flórida, informou o USTR em comunicado.

“Eles discutiram formas de implementar o plano dos presidentes para intensificar a parceria econômica entre o dois países. Também concordaram em aumentar e aprofundar as discussões no âmbito do Acordo de Cooperação Comercial e Econômica (ATEC)”, afirmou o texto, observando que as negociações continuarão na próxima semana.

“O USTR também deve consultar o Congresso nas próximas semanas para buscar orientação sobre a melhor maneira de expandir o comércio e desenvolver nosso relacionamento econômico”, acrescentou.

Os Estados Unidos e o Brasil, principais economias das Américas, assinaram o ATEC em 2011 com o objetivo de melhorar a cooperação em comércio e investimento.

O USTR afirmou que o telefonema sobre a ATEC na próxima semana prevê “discutir mais detalhes sobre áreas de acordo, além de certas preocupações que existem em nosso relacionamento comercial”.

Ao receber Bolsonaro em 7 de março em sua residência e no clube de golfe Mar-a-Lago, Trump disse que não faria promessas sobre sua decisão de não impor tarifas sobre o aço e o alumínio ao Brasil. Em 20 de dezembro, Bolsonaro afirmou que Trump havia desistido de aplicar essas cobranças.

O Brasil representa cerca de 14% de todas as importações de aço dos Estados Unidos e é o segundo fornecedor depois do Canadá.

Apelidado de “Trump dos Trópicos”, o presidente brasileiro é reconhecido como um grande admirador de seu colega americano e, desde a sua chegada ao poder, em 2019, promoveu uma aliança com os Estados Unidos. Trump tem retribuído o entusiasmo.

O comércio de bens e serviços dos EUA com o Brasil totalizou cerca de 105 bilhões de dólares em 2018, com um superávit comercial de bens e serviços dos EUA de 30,6 bilhões dólares.

Segundo o Departamento de Comércio, as exportações de bens e serviços dos EUA para o Brasil apoiaram cerca de 308.000 empregos em 2015 (dados mais recentes disponíveis).

Veja também

Bolsas da Europa operam em alta comedida, com ajuda do setor bancário

As bolsas europeias operam majoritariamente em alta comedida na manhã desta quinta-feira (23), com o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!