Sonhos lúcidos são estudados e buscados por muita gente, desde esotéricos até cientistas e um estudo mostrou que há um método para acessá-los.
Nesse tipo de sonho, conforme o Acredite Se Puder, a pessoa tem total consciência de que está sonhando, o que permite moldar qualquer coisa a sua volta, em uma experiência vívida e bastante diferente dos sonhos comuns, onde somos meros espectadores.
Obviamente, uma das formas mais efetivas e pesquisadas de se atingir sonhos lúcidos envolve o uso de químicos, e um estudo de 2018 trata especificamente de substâncias conhecidas como inibidores de acetilcolinesterase.
Tratam-se de medicamentos que, não a toa, são usados no tratamento do mal de Alzheimer, entre outras doenças psíquicas.
No estudo, pessoas que já tinham um treinamento mental para alcançar sonhos lúcidos foram submetidas a doses de galantamina, um medicamento para Alzheimer que contém a substância citada.
Os 121 voluntários receberam doses placebo e também com quantidades variadas do remédio, observando os resultados ao longo de duas noites de sono.
Dessa forma, foi obtido o dado de que 69 dos 121 testados tiveram sonhos lúcidos em pelo menos uma das duas noites seguintes.
E não é só isso: os sonhos também ganharam em vividez e nível de detalhes, fazendo com que a droga seja considerada muito efetiva no objetivo.
Nos próximos anos, medicamentos similares e pessoas com outros tipos de treinamento mental devem ser testados.
Parece que viajar enquanto dorme é algo que se aproxima cada vez mais da realidade, já que cerca de metade da população, apenas, já experienciou o fenômeno.
Para que serve?
Os sonhos lúcidos não servem apenas para viajar mentalmente, ou ter experiências similares ao “barato” produzido por drogas e álcool.
No fundo, os esotéricos e místicos que se interessaram pelo tema buscavam usá-lo de forma útil em sua vida, além do desenvolvimento espiritual proposto na prática de cada corrente magística.
Esse tipo de sonho pode ajudar pessoas a lidar com traumas próprios, em um trabalho semelhante ao da auto hipnose.
Sonhos lúcidos podem ser usados de forma terapêutica, fazendo com que pessoas se conheçam melhor, mergulhando em seu subconsciente e provocando mudanças reais em suas vidas.