Uma intensa propagação de loteamentos em Trancoso e no litoral sul de Porto Seguro vem gerando forte resistência por parte da comunidade local e principalmente por parte de proprietários de grandes casas, normalmente mega empresários nacionais e internacionais, que sempre buscaram um destino com tranquilidade.
O jornal A Tarde deste domingo (26) informa que a recente aprovação de um loteamento no entorno de Trancoso, que envolve figurões da política baiana, é o ponto nodal desse intenso ruído e que promete desdobramentos jurídicos, urbanísticos e ambientais.
Segundo a publicação, a principal crítica seria um falho estudo de impacto de tráfego e vizinhança, além do padrão desse novo empreendimento, que deverá ter lotes de 500 metros quadrados.
Alguns críticos do projeto, que preferem não se identificar por receio de perseguição, afirmam que a ideia é transformar um dos balneários mais exclusivos do sul do estado numa espécie piorada do que fizeram com Praia do Forte.
Ambientalistas cobram do futuro prefeito ou prefeita uma rápida revisão do PDDU como forma de paralisar o crescimento desorganizado da região. Uma das pré-candidatas ao pleito de outubro, a deputada Claudia Oliveira já afirmou que tem um carinho especial por Trancoso e região. “Vamos analisar as leis urbanísticas aprovadas pela atual gestão e com muita parcimônia não deixaremos de revê-las caso seja comprovada alguma irregularidade”, afirmou.