O desenvolvimento de vacinas brasileiras para o enfrentamento da Covid-19 deu um grande passo na última quinta-feira (13). A primeira dose do Estudo Clínico de Fase I, com humanos, da vacina brasileira RNA MCTI CIMATEC HDT foi aplicada em Salvador, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC) – Brasil, que conduz a pesquisa, desenvolvida em parceria com a HDT Bio Corp (EUA), com a RedeVírus MCTI e com o financiamento desta fase do Governo Federal.
“O nosso país é um celeiro de grandes cientistas e de instituições equipadas com tecnologia de ponta para o desenvolvimento de pesquisas que vão fazer a nossa sociedade avançar. O Sistema S, por exemplo, é esse espaço que tem revelado o quanto o Brasil é potente e investe em ciência. Ano passado vim com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, visitar o Cimatec Saúde, um centro de pesquisa avançado e que já estava desenvolvendo a vacina com tecnologia em RNA. Esse é um grande avanço para a saúde do Brasil e dos brasileiros”, ressaltou o ministro Roma.
O evento contou com a participação de autoridades governamentais, como o ministro da Cidadania, João Roma, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e o presidente da RedeVírus MCTI e secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (SEPEF/MCTI), Marcelo Morales, entre outros nomes.