De acordo com um levantamento realizado pela ValeCard com empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte, 93% dos trabalhadores preferem receber um “bônus”, seja em valor financeiro ou cartão, do que a tradicional cesta de Natal, com produtos e alimentos relacionados ao período de final de ano.
A pesquisa foi realizada em setembro com 565 funcionários das empresas consultadas e revela também que somente 26% dos profissionais estão satisfeitos com os “mimos” que recebem no fim de ano. As companhias citam também que a logística para a entrega das cestas é um problema, o que as direciona na preferência pela oferta de benefícios.
Durante muito tempo, no Brasil, a distribuição de cestas de Natal, com nozes, sidra, panetone e outros itens típicos, foi estabelecida como uma tradição. Ainda segundo o estudo, 31% das empresas consultadas ainda distribuem cesta de alimentos, enquanto 26% optam por presentar seus profissionais com dinheiro extra no cartão alimentação ou em cartão presente (que pode ser usado para adquirir produtos não-alimentícios).
Para o CEO da ValeCard, Alan Ávila, oferecer bônus de final de ano é uma ótima maneira de reconhecer o esforço e o comprometimento dos colaboradores.
“Essa gratificação extra pode ajudar a aliviar as preocupações financeiras durante as festas e mostrar que a empresa valoriza o trabalho árduo da equipe”, comenta.
Ávila também destaca que “cada vez mais os trabalhadores valorizam a flexibilidade nos benefícios e reconhecimentos que recebem dos empregadores. Por isso, a tendência é que a cesta de Natal seja gradualmente substituída por cartões com bônus de fim de ano, que podem ser usados como as pessoas preferirem. Seja para comer fora, comprar um presente para um familiar ou enriquecer a Ceia de Natal”.
Entre as empresas consultadas pela ValeCard, 100% delas acreditam que benefícios e reconhecimentos de Natal contribuem para uma atmosfera de trabalho mais positiva e motivadora, além de impactarem positivamente a percepção dos colaboradores sobre a organização em que trabalham.
Para 62%, a principal motivação para esse tipo de ação é “reconhecer e recompensar o desempenho dos colaboradores ao longo do ano”. Em relação aos principais “desafios” dos empregadores na viabilização de ações relacionadas ao Natal, 44% citam “custo”, 38% “logística” e 19% “planejamento”. Em relação a valores, 75% das empresas pretendem investir até R$ 200 por colaborador.
Do ponto de vista dos trabalhadores, 56% dizem que os valores recebidos não são suficientes para atender às suas necessidades durante o período festivo. Apenas 26% disseram estar “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com os benefícios de Natal oferecidos atualmente por suas empresas. E 88% declararam que receber benefícios provoca um efeito positivo na sua motivação e produtividade.
“Ações de final de ano bem planejadas podem criar um ambiente mais positivo no local de trabalho, aumentar a satisfação dos funcionários e, consequentemente, melhorar a produtividade”, conclui o CEO da ValeCard.