Nesta semana, 100 estudantes visitaram a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no âmbito do programa A Escola e o Legislativo, executado pela Escola do Legislativo. A iniciativa tem o objetivo de aproximar o Parlamento da sociedade e estimular a participação política e o exercício da cidadania.
Na quarta-feira (30), pela manhã, foi a vez de 50 alunos da Escola Municipal Oscar da Penha, do bairro Cajazeiras VI, visitarem as estruturas da AL-BA. Pela tarde, a visita foi de outros 50 discentes da Escola Municipal Professor Afonso Temporal, do bairro de Valéria, em Salvador.
Para Meires Ramos, professora e vice-diretora da Escola Municipal Professor Afonso Temporal, a visita pedagógica da comunidade estudantil desperta, nas crianças e adolescentes, fortalece a noção de responsabilidade e estimula o exercício da cidadania. “Esse projeto de aproximar esses pequenos cidadãos da Assembleia Legislativa é de fundamental importância. Há um tempo atrás, esse contato aqui com o Legislativo era uma realidade bem distante. Isso é muito importante, porque vai fortalecendo nos estudantes o senso crítico”, contextualizou a vice-gestora.
Enquanto a coordenadora do programa, Laura Ramos, falava das competências dos três poderes da República, a professora observava a interação dos estudantes diante do conteúdo apresentado. “Eles respondem com segurança quando questionados sobre o que falta no bairro onde moram e sabem indicar quem são os gestores responsáveis. Isso ajuda na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos”, apontou a docente.
O grupo formado por estudantes do 4º e 5º ano conheceu o funcionamento do Legislativo estadual e visitou espaços como a galeria do Plenário Orlando Spínola, o Memorial e a Biblioteca Aloysio da Franca Rocha. Os alunos foram recepcionados no Plenarinho, onde tiveram palestras a respeito da importância do Legislativo, esta proferida pela coordenadora Laura Ramos, e da estrutura da Casa, conduzida pela servidora Marilanja Pereira.