Cerca de mil alunos de dez escolas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas e duas da rede privada serão atendidos no primeiro semestre de 2019 no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Na aula inaugural, realizada nesta última terça-feira (2), no Cine Teatro, os estudantes refletiram sobre as consequências do uso de substâncias psicoativas através de uma peça teatral. Este ano, a 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) trabalhará a inclusão do currículo de pais no quadro de atividades, além de implantar uma Central de Projetos com a parceria da Prefeitura Municipal.
Com o Cine Teatro lotado, o humorista Chiquinho arrancou gargalhadas da criançada. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, destacou a atuação do Proerd. “Vocês aqui estão somando a outros alunos da região que participam de aulas sobre o quanto as drogas podem fazer mal a vida de uma pessoa, a sua família e a sociedade. Quero propor que todos assumam o compromisso de persistir nos seus sonhos”, encorajou. Há 10 anos em execução no município, o programa já formou mais de 16 mil alunos.
A peça “Labirinto”, encenada por militares da 52ª Companhia, chamou a atenção de Yasmim Barros, 10, aluna da Escola Municipal Vila Praiana. “No final a gente pode perceber que as drogas além de causar doenças, levam a morte” concluiu. Participando pela primeira vez do Proerd, o estudante Kauan Santos, 10, da Escola Municipal Constantino Vieira, considera que o programa contribuirá com a sua formação e que todos os ensinamentos aprendidos ele levará para a família.
Programa acolhe pais
Atividades de incentivo a leitura e atendimentos psicopedagógicos serão trabalhados na Central de Projetos que funcionará em uma das salas da Aldeias Infantis SOS de Lauro de Freitas. O major Fabrício Silva, comandante da 52ª CIPM, ressalta que a companhia é pioneira na implantação de um currículo de acolhimento aos pais. “Queremos fazer o acompanhamento dos estudantes junto aos seus responsáveis para que nossas ações estejam ainda mais fortalecidas” enfatizou.
O coronel Alfredo Nascimento, comandante da CPRMS (Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador), participou da aula inaugural e passou mensagens de incentivo aos estudantes. Anderson Freitas representou a deputada federal Elisangela Araujo. As vereadoras Naide Brito e Miriam Martinez, e os secretários Olinto Borri (Settop) e Barbara Chaves (SPM) também prestigiaram a aula inaugural, entre outras autoridades.