Cinco projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino da Bahia foram selecionados para participar da Etapa Subnacional do 6° Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), uma iniciativa realizada pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM). Nesta edição, a iniciativa tem como tema central “A integração regional e as mudanças climáticas” e a eleição para definir os três mais votados, por Estado e distrito, será realizada entre 26 e 28 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 10 de março e os escolhidos avançarão para a Etapa Nacional, que acontecerá de 27 a 29 de maio, em Brasília. Já a Etapa Internacional ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2025, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O PJM proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do Mercado Comum do Sul (Mercosul) um espaço de encontro e diálogo, visando incentivar o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. Ao todo, 78 alunos serão selecionados para a Etapa Nacional do PJM. Entre os critérios para participar desta edição estão ser estudante que frequentou o 1º ou 2º ano do Ensino Médio regular ou técnico integrado da rede pública municipal, distrital ou estadual, no ano de 2024, e ter nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011.
Entre os projetos selecionados está o “Currículo escolar, educação e sustentabilidade: escolas do campo na luta contra queimadas”, idealizado por Yasmim Barbosa Lima, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual do Campo Mamédio Batista Lobão, localizado no distrito de Lagoa Grande, em Cândido Sales. O trabalho propõe a implementação de um programa educacional voltado para a matriz curricular das escolas do campo, com foco na conscientização sobre preservação ambiental e adoção de práticas agrícolas sustentáveis. O objetivo é combater as queimadas e preservar a biodiversidade local. “Participar dessa fase da iniciativa tem sido uma experiência incrível. Nossa campanha eleitoral está sendo um sucesso e tenho grandes expectativas de chegar a Brasília e, quem sabe, até Foz do Iguaçu. Espero aprender cada vez mais, conhecer novas pessoas e explorar diferentes lugares. Além disso, meu maior desejo é que meu projeto seja implementado nas escolas para que mais pessoas desenvolvam consciência sobre suas atitudes e o impacto que elas têm no meio ambiente”, ressalta Yasmim.
Maria Heloiza Santos de Brito, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, localizado em Lauro de Freitas, também está entre os selecionados. Ela desenvolveu o projeto “Desenvolve Z: ação pelo saneamento e às mudanças climáticas”, que busca envolver os jovens no enfrentamento das questões ambientais e de saneamento básico, capacitando os estudantes para compreender os impactos ambientais e suas implicações na saúde pública, incentivando práticas sustentáveis e soluções inovadoras. “Inicialmente, o projeto abordaria a agricultura no Brasil, mas, por não estudar em uma escola agrícola, optei por focar no saneamento básico, um problema presente no meu dia a dia. Minha participação tem sido maravilhosa e estou muito feliz com a experiência”, destacou.
Além dos projetos mencionados, também foram selecionadas as propostas “Transformando a produção: capacitação em sustentabilidade para produtores”, de Rayssa Matos da Silva, do Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos, em Ipirá; “Entre o Rio Carinhanha e o Rio São Francisco: o Colégio Estadual Velho Chico – Carinhanha/Bahia”, de Anna Júlia Rodrigues da Silva, do Colégio Estadual Coronel João Duque, em Carinhanha; e “Reflorestamento da Mata Ciliar do Rio Jaguaripe em Dom Macedo Costa”, de Mayra Sophia dos Santos Santana, do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo, em Dom Macedo Costa.