O lançamento da nova plataforma de participação social Participa +Brasil para a realização de compras públicas, acordos corporativos com grandes fabricantes de tecnologia da informação (como Microsoft, Oracle e IBM) e consolidação dos aplicativos móveis de Governo nas lojas virtuais. Essas são algumas das iniciativas concluídas na Estratégia de Governo Digital 2020-2022. O Governo Brasileiro já entregou 30% das metas previstas.
De acordo com o comitê bipartite de acompanhamento da Estratégia de Governo Digital, das 58 iniciativas da estratégia, 17 já estão concluídas e outras 35 estão em execução. Há ainda duas em fase final de planejamento e quatro a serem iniciadas.
Parte desses avanços são perceptíveis e fazem muita diferença na vida cotidiana do brasileiro. Pode-se citar como exemplo a oferta de novos mecanismos gratuitos de assinatura digital, via portal gov.br, como o acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, iniciativa que proporciona facilidade e agilidade para os 100 milhões de contribuintes cadastrados na plataforma única do Governo Federal. Até então, apenas aqueles que possuíam certificado digital – que é pago – podiam acessar esse serviço na Receita Federal.
“A transformação digital que empreendemos no Governo não volta atrás”, avaliou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “O que a gente busca é atender o usuário criando um Estado único para um cidadão único, o que é concretizado com o gov.br.”