sexta-feira 20 de setembro de 2024
Foto: Reuters/Adriano Machado
Home / NOTÍCIAS / Estratégia Brasil 2050 será construída pelos ministérios ouvindo a sociedade, diz Simone Tebet
sexta-feira 20 de setembro de 2024 às 10:04h

Estratégia Brasil 2050 será construída pelos ministérios ouvindo a sociedade, diz Simone Tebet

NOTÍCIAS


O planejamento de longo prazo do país – a Estratégia Brasil 2050 – será construído pelos ministérios e coordenado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Aos moldes do Plano Plurianual 2024-2027, será o mais democrático possível, ouvindo diversos setores da sociedade. Esses foram os recados da ministra Simone Tebet para os secretários-executivos e representantes de todos os 39 ministérios do Governo Federal na primeira reunião de trabalho sobre a estratégia, ocorrida na última quinta-feira (19) na sede do MPO.

“Agora temos um desafio. O Brasil não tem tradição de planejar a longo prazo”, disse a ministra. “Vamos projetar o Brasil dos próximos 25 anos, mas já solucionando os problemas de agora”, afirmou. Portaria publicada em agosto pelo MPO determina que a proposta deverá ser finaliza até 31 de julho de 2025, e Tebet disse que o presidente Lula quer apresentar a Estratégia Brasil 2050 durante a COP 30.

“Vamos dizer ao mundo que o Brasil é porto seguro, está pronto para receber investimentos internacionais, para bancar a pauta da sustentabilidade, tem uma economia verde, cuida do seu povo e tem políticas públicas de inclusão social”, afirmou a ministra. Tebet destacou que a Estratégia Brasil 2050 não terá nenhuma ingerência nem comprometerá nenhum planejamento setorial, de médio e longo prazo de cada ministério. “Nosso papel é ver se há algum sombreamento ou algum vácuo”, assegurou.

Esse desafio de conciliar e sincronizar os diversos planos de médio e longo prazo dos ministérios e dos vários níveis de governo foi um dos pontos destacados pela Secretária Nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis. “Vamos comunicar o que é prioridade para o governo e os governos [estadual e municipal]. Este será um plano de união, sincronização e harmonização”, afirmou ela. “Já vimos, com a experiência do PPA, que é possível fazer essa construção. E a construção participativa, democrática e dialogada é o que vai dar legitimidade para a estratégia”, disse ela.

De Ângelis apresentou aos representantes dos ministérios o cronograma dos trabalhos. Até o dia 24 de setembro, os órgãos deverão indicar os integrantes para compor Grupo de Trabalho, que será institucionalizado por meio de uma portaria a ser publicada em breve. Nesta etapa, os ministérios elaborarão os estudos temáticos que servirão de base para a construção, no primeiro semestre de 2025, dos eixos, desafios e orientações estratégicas da Estratégia Brasil 2050.

Veja também

Casos de assédio eleitoral mais do que dobram em menos de um mês, diz MPT

Em um intervalo de três semanas, as denúncias de assédio eleitoral recebidas pelo Ministério Público …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!