A Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, dirigida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), proporcionou um tour pelo Paço Municipal para os estagiários do Ensino Médio da Câmara, na última sexta-feira (13).
O grupo conheceu o Memorial, o pátio e o Plenário Cosme de Farias. Esta é a segunda atividade desenvolvida pela escola este ano para os estagiários do Ensino Médio da Casa.
No Memorial, os alunos aprenderam sobre o surgimento da Câmara, a fundação da cidade de Salvador, os protagonistas dos principais acontecimentos históricos e conheceram a galeria dos ex-presidentes da Casa, entre outros. No Plenário Cosme de Farias, acompanharam os debates da audiência pública sobre os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para a área da Educação, presidida pelo vereador Marcos Mendes (PSOL).
A estagiária Julia Rafaela, 19 anos, que sugeriu a visita aos espaços da Casa, contou como surgiu a ideia. “Soube que alguns estagiários concluíam seu tempo de estágio na Câmara e pouco sabiam sobre o passado da Câmara, que foi historicamente importante para a cidade. O melhor foi marcar com a Escola do Legislativo para podermos participar dessa aula no local. E, como a maioria é do Ensino Médio, vários assuntos explicados caem nas provas e também no Enem”, pontuou.
Sino
A estagiária Adriele Barbosa, 19 anos, falou sobre a importância de os estagiários aprenderem sobre o ambiente em que trabalham. “Para nós, que somos jovens, é muito importante conhecer a história da nossa cidade e do nosso país”, contou.
Adriele também destacou alguns pontos que mais chamaram a atenção. “Jamais imaginei que havia um sino no topo desse prédio e também não tinha observado a arquitetura da Casa. Pudemos acompanhar pelas maquetes o primeiro formato de construção até ganhar essa arquitetura atual. Além disso, conhecemos mais sobre a primeira mulher a se inserir ativamente na política em Salvador, a vereadora Laurentina Pugas”, explicou.