quarta-feira 5 de fevereiro de 2025
Agência da ONU indica ainda que os Estados Unidos apresentaram um “plano de financiamento concreto” - Foto: Unesco/Michel Ravassard
Home / Mundo / MUNDO / Estados Unidos retornarão à Unesco em julho
segunda-feira 12 de junho de 2023 às 14:13h

Estados Unidos retornarão à Unesco em julho

MUNDO, NOTÍCIAS


Os Estados Unidos decidiram retornar à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, em julho.

A informação foi dada nesta segunda-feira em Paris pela diretora-geral da agência. Audrey Azoulay disse que este é um forte ato de confiança na Unesco e no multilateralismo.

Desafios emergentes

Azoulay mencionou um comunicado do Departamento de Estado americano elogiando a forma como a agência abordou os desafios emergentes nos últimos anos.

A Unesco lista medidas como a ética da inteligência artificial, a proteção do oceano e as campanhas que foram adotadas, incluindo a reconstrução da cidade velha de Mossul, no Iraque. As ações permitiram “reconectar com suas ambições históricas”.

Por outro lado, a agência considera que reformas administrativas implementadas desde 2018 apoiaram a eficiência e solidez da Unesco.

O comunicado destaca que o retorno dos Estados Unidos se segue à adoção de um projeto de lei pelo Congresso, em dezembro, autorizando contribuições financeiras para a Unesco.

Plano de financiamento concreto

A agência da ONU indica ainda que os Estados Unidos apresentaram um “plano de financiamento concreto” que deverá ser adotado pela Conferência Geral dos Estados-membros da Unesco.

A suspensão das contribuições norte-americanas aconteceu há 12 anos devido à legislação doméstica, antes de a Unesco ser notificada da decisão de retirada legal que ocorre em 12 de outubro de 2017.

De acordo com a agência, a Estados-membros solicitaram uma sessão extraordinária, em breve, para receber os Estados Unidos.

Veja também

Trump retira EUA de órgãos de direitos humanos da ONU

Na ocasião da visita do premiê de Israel, presidente dos EUA decreta saída americana do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!