Esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes pegou uma carona segundo a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, junto com ministros do governo Lula em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) na última semana.
Viviane viajou de Brasília para São Paulo na noite da quinta-feira (15) em um avião oficial compartilhado pelas comitivas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Ministério da Defesa.
O jato decolou ainda de acordo com Igor Gadelha, com 11 passageiros. Além de Haddad e Viviane, estavam no voo figuras como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro do STF Gilmar Mendes e a esposa dele, Guiomar Mendes.
O nome de Moraes não consta na lista de passageiros. Somente a mulher dele pegou a carona no avião da FAB e viajou sem precisar transitar nas áreas comuns de aeroportos, como ocorre em voos comerciais.
Quem viaja de FAB costuma embarcar por uma área reservada da Base Aérea de Brasília. O desembarque na capital paulista também é feito por meio de um espaço exclusivo para autoridades.
Essa não foi a primeira vez que Viviane pegou carona nas asas da FAB. Em 8 de janeiro de 2024, ela e Moraes voaram de Brasília a São Paulo de carona com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
Embora trabalhe no Supremo em Brasília, Moraes e sua esposa têm residência fixa em São Paulo. É na capital paulista onde o ministro do STF costuma passar a maioria dos finais de semana.
Outro lado
Procurado pela coluna, Moraes não respondeu. A família do ministro do Supremo, vale lembrar, foi alvo de ofensas por um grupo de brasileiros no aeroporto de Roma, na Itália, em julho de 2023.
A assessoria de Haddad, por sua vez, informou que a esposa de Moraes não integrava a comitiva da Fazenda e ressaltou que o voo era compartilhado com o Ministério da Defesa.
Integrantes da Aeronáutica ressaltam que o decreto que regulamenta o transporte aéreo de autoridades prevê que as vagas remanescentes nos voos da FAB podem ser ocupadas por qualquer cidadão.