O Ministério do Esporte enviou no início de setembro um ofício ao secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, pedindo a liberação segundo a coluna Painel, da Folha, de R$ 46,5 milhões da pasta para conseguir atender à demanda de investimentos em projetos sociais na área.
No documento, a secretária-executiva, Juliana Picoli Agatte, cita cinco editais lançados no primeiro semestre e que incluem ações como o programa Skate por Lazer, Vida Saudável (para idosos) e Segundo Tempo padrão e para universitários. Também pede recursos para o projeto-piloto Skate Por Lazer Para Elas, voltado para mulheres, e para apoio a eventos como jogos escolares e universitários e congressos.
“Cabe reconhecer que os editais lançados abarcam o atendimento a populações prioritárias no desenvolvimento da prática esportiva, como idosos, crianças e público jovem”, escreve Agatte.
“Trata-se de programas já consolidados no Ministério do Esporte, com elevada adesão por parte dos entes federados, justamente pela capilaridade dos impactos positivos e da inequívoca relação custo-benefício na sua implantação.”