sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Sérgio Lima/Poder360
Home / ELEIÇÕES 2024 / ‘Esperamos fechar ainda este ano’, diz governador sobre nome para disputa em Salvador 
terça-feira 28 de novembro de 2023 às 06:20h

‘Esperamos fechar ainda este ano’, diz governador sobre nome para disputa em Salvador 

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, em conversa com a imprensa durante a entrega de novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para municípios baianos realizada nesta última segunda-feira (27), que o conselho político fará uma nova reunião para discutir a disputa pela Prefeitura de Salvador, com a expectativa de anunciar o nome do candidato até o fim deste ano.

“Haverá, sim, uma reunião sobre a decisão de Salvador. O conselho está com maturidade o suficiente. Quando a gente combina a indicação com os partidos políticos, nunca é um município isolado. A gente acaba colocando no tabuleiro outros municípios que os partidos têm interesse. [Esperamos] fechar ainda este ano os nomes de pré-candidaturas a prefeitos, prefeitas, vices e vereadores”, disse.

Vale destacar segundo Mateus Soares, do jornal Tribuna, que, com a demora para a definição da candidatura da base governista, a articulação política do deputado estadual Robinson Almeida, pré-candidato pelo PT, e a executiva do partido em Salvador, passaram a avaliar a possibilidade de o grupo sair com duas candidaturas à sucessão do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

A estratégia, porém, colocaria fim à ideia da unidade, defendida pela cúpula petista, em especial o senador Jaques Wagner e o governador Jerônimo, que, de acordo com informações de bastidores, preferiam ver o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) encabeçando sozinho a disputa com o apoio de toda a base governista.

Falando em Wagner, na oportunidade, Jerônimo Rodrigues saiu em defesa do aliado, que foi alvo de críticas de correligionários na última semana após ter votado favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele descartou a possibilidade de um “racha” na legenda.

“De forma nenhuma. Não há racha. O próprio Lula disse. O ministro Rui Costa disse. No Senado, qualquer senador tem a sua autonomia. Tem um alinhamento com o governo, tem um alinhamento com o partido, mas tem autonomia”, ressaltou o chefe do Executivo baiano.

Jerônimo, assim como o presidente estadual do PT, Éden Valadares, que disse confiar no senador e afirmou que ele teria “suas razões” para o posicionamento, também defendeu que Wagner “tem as suas motivações e seus estudos”.

“Todo mundo conhece a trajetória de Wagner, a responsabilidade dele tanto com o povo brasileiro, como com o governo Lula. Todo mundo viu aqui, sabe como foi a dedicação do Wagner pra eleger o Lula. Então, o Wagner não está jogando contra”, justificou o governador petista.

Diante da notícia de que Flávio Dino (PSB) pode ser indicado para o STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jerônimo elogiou o trabalho que o ministro da Justiça e Segurança Pública tem desempenhado.

Segundo Jerônimo, Dino “tem competência para assumir, caso seja o indicado”. “Ele vem fazendo um belo trabalho no Ministério da Justiça. Esteve na Bahia duas vezes, inclusive, naquele momento em que estávamos passando por uma dificuldade de segurança”, comentou.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!