Escritórios de advocacia que atuam para telefônicas no estado vão acionar o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB na Bahia contra advogados investigados por suspeita de envolvimento no esquema de fraude e falsificação em processos no interior, especialmente em Conceição do Coité.
Segundo publicou a coluna Satélite do jornal Correio, representantes jurídicos de duas operadoras estão perto de concluir a denúncia e deverão apresentá-la em breve à instância da OAB responsável por analisar ilegalidades supostamente cometidas por profissionais que possuem registro na entidade.
Na representação, os advogados das empresas vão anexar documentos que comprovariam as fraudes em ações indenizatórias movidas contra as quatro grandes concessionárias de telefonia – Vivo, Claro, TIM e Oi -, cujas decisões provocaram prejuízos milionários. Parte do material mostra a adulteração de documentos apresentados nos processos em nome de consumidores cooptados por três advogados alvos de um inquérito aberto na Polícia Civil de Coité para investigar o esquema, revelado pela Satélite em 18 de setembro.